domingo, 17 de fevereiro de 2013

Resistindo à fuga de seu amor

Le verrou (antes de 1774, Museu do louvre)
Um quarto em desordem, uma mulher resiste sem muita convicçao à seu amante, que fecha com pressa o trinco da porta.

Um quadro de Jean-Honoré Fragonard (1732-1811), pintor romântico francês, que pintou cenas de historia, de gênero e paisagens.

O assunto deste quadro é um amante que impede uma mulher de sair do quarto. Mais da metade da cena esta' ocupada pela cama, quase toda envolvida por uma cortina vermelha. O canto da cama lembra o joelho de uma mulher, no amassado do travesseiro pode-se imaginar ou ver um seio feminino.
Nao se sabe muito bem se a cena de sexo ja' aconteceu ou se vai acontecer. O quarto esta' em desordem, como em geral fica depois do amor, mas o homem ainda esta' trancando a porta e impedindo a saida de sua amante.

A posiçao do homem fechando o trinco, segurando a mulher, o drapeado amarelho de seu vestido, a extremidade da cama formam um a diagonal até uma mesinha ao lado da cama onde repousa uma maça. Talvez a maça do pecado original.

A cadeira caida, de pernas para o ar, o vaso e as flores alusoes ao sexo feminino, o trinco, alusao ao sexo masculino, a cama um tanto quanto antropomorfica, a maça, um obra romântica cheia de simbolismo.

Este quadro é o pendente de uma outra obra do Fragonard, L'adoration des bergers. Os dois quadros sao complementares e de uma certa forma representam juntos a força do amor,  do desejo, e o seu pendente sua dimensao espiritual.

Nenhum comentário: