domingo, 10 de fevereiro de 2013

Uma tarde doce e de sonhos

Neste final de semana fui na Pâtisserie des rêves conhecida em Paris por seus doces extraordinarios e sua apresentaçao dos mesmos, sob redomas de vidro que eu acho lindissimas.
Os doces assim apresentados sao protegidos em um ambiente refrigerado sob a redoma de vidro. E abrem o apetite e a vontade de comer porque parecem preciosidades.

O estabelecimento foi criado por Philippe Conticini em 2009 na rue du Bac. Depois de ter sido chef de cozinha e chef pâtissier de sucesso e criativo em Paris ele abriu um novo tipo de pâtisserie, modernas e um pouco diferentes das lojas tradicionais.
Philippe Conticini inovou na cozinha francesa inventando as verrines - entradas ou doces servidos dentro de pequenos copos geralmente de vidro, e também reinventou pratos e doces classicos da cozinha francesa.

Existem três endereços  da Pâtisserie, mas uma so' é loja e salao de cha', e fica situada no 111 rue Longchamp 75116, a estaçao de metrô mais proxima é Rue de la Pompe (linha 9). A sala é pequena, dependendo da hora em que chegar tem uma certa espera. E pode acontecer de se querer um doce e ele ja' ter acabado.

O que é bacana é que as quartas-feiras sao reservadas às crianças, a casa organiza ateliês de cozinha de doces especialmente para crianças. Alias a decoracao atualmente lembra muito crianças, nao nos sentimos em um salao de cha' para adultos. Eramos quatro, Maridô e eu e um casal de amigos deles.
 
Os doces que sao considerados as especialidades da casa sao o Paris-Brest e o Saint-Honoré (aqui ao lado sob a redoma uma versao maior), dois dos doces franceses classicos revisitados pelo chef.

Uma outra invençao do Conticini é o bar à choux, você escolhe o sabor do recheio dos choux (daqueles bolinhos do profiteroles) e eles sao preparados para você, na hora, assim como  o mil folhas, as placas de massa folheadas ficam em um plano de trabalho e conforme os clientes pedem eles vao realizando. Fiquei com agua na boca enquanto esperamos uma mesinha se liberar para a gente. Tenho que voltar em breve para experimentar.

Nao nos fizemos de rogados e pedimos as tais especialidades da casa. Vizualmente e gustativamente os doces nao nos decepcionaram.
Maridô pediu um Paris Brest que ele adora e eu pedi o Saint Honoré que nunca tinha experimentado antes.

O creme, a chantilly, os choux... tudo mais do que delicioso. Maridô disse que foi um dos melhores Paris Brest que ele ja' comeu.
Achei muito fofo o meu doce servido em um pratinho em forma de folha.
A primeira camada é uma massa folheada, parecida com a do mil folhas, depois vem os choux, o creme, a chantilly e outros choux com caramelo por cima. O Paris Brest parecia uma flor, a foto infelizmente nao faz juz ao mesmo, ele ficou branquinho. A luz da sala nao era la' estas coisas, entao as fotos nao ficaram la estas coisas.

Comemos estas guloseimas acompanhando-as com cha' e chocolate quente, estava frio do lado de fora. Os bules sao super bonitinhos, de vidro, a gnte fica admirando a cor de cada mitura, pois cada um tomou um cha diferente. Nao sei se vao continuar com estes bules porque sempre tem um cliente que quebra. Eu mesma tive um acidente e acabei quebrando a tampa do bule - minha mao escorregou, e o que eu estava segurando caiu na mesa.
Otimo pretextoo para voltar la' em breve para ver se os bules sao os mesmos ou nao. E experimentar o mil folhas....

Também tem brioches, madalenas, e outros bolinhos. E' realmente um sonoh este lugar!




Nenhum comentário: