terça-feira, 1 de maio de 2007

Da maturidade do caramelo

Hesitei colocar como titulo deste post "Caramelo 2 - Juju 1"
Tem uns 20 anos que tenho tentado esporadicamente fazer eu mesma o caramelo para o meu pudim.
Acho que consegui fazê-lo hoje. Veredito dentro de algumas horas, o dito cujo esta' no forno, em banho maria. Espero que esteja se sentindo bem ali dentro no quentinho a 180°C.

Mas por quê maturidade do caramelo?
Porque cheguei à conclusão que antes eu não conseguia fazer o tal do caramelo porque não tinha paciência para esperar até o ponto certo. Ou de fadiga (ou desprezo pelo açucar?) eu esperava demais e o mesmo queimava.
Hoje, apos duas tentivas (ô pudim mais caro sô, 388 quilos de açucar para um pudim so') acho que acertei. Pelo menos o provador-mor da casa correu até a panela para dar uma colherada naquela substância grudada nas bordas antes que a mesma endurecesse completamente. Verdito: parece caramelo (bom, o que ele disse mesmo foi "deve ser pois não esta' com gosto de queimado").

Pelo menos ele foi inteligente o suficiente para ficar beeeeem longe da cozinha enquanto eu livrava minha batalha com o açucar, ele que em geral fica e participa nos afazeres culinarios ao ver minha expresão de Zelda a guerreira ou Lara Croft contra o açucar do mal decidiu ficar bem longe.

Engraçado falar que Lara Croft. Vendo o personagem incarnado no cinema pela bela atriz, a ultima coisa que eu acho que ela come é açucar. E não a vejo de maneira nenhuma na cozinha fazendo um bolo - quiça' pudim!

E a maturidade nisso tudo? Enquanto fazia minha marmelada pela terceira vez, quase no ponto de abandonar, calçar meus sapatos e sair por esta Paris de feriado de 1° de maio à procura de um tubo/vidro/pote de caramelo pronto, decidi esperar mais um pouco ve rno que é que dava: sera' que eu conseguiria acabar de vez com a panela? ainda não tinhaq ueimado o fundo. Até onde ela resisitiria?
E não é que o milagre aconteceu: os tais cristais de açucar começaram a derreter, derreter, derreter. Não vi aquele liquido borbulhante que vejo de vez em quando em casa de amigos, supra-sumos do caramelo, nem em sites de receitas de cozinha. Ma côr começou a mudar, a consitência também. Mas até quando esperar? Epaaaa! Tô começando a sentir um cheirinho de queimado? Sera'? Taca fora do fogo agora!
E direto para a fôrma. Agora é a espera.

E a maturidade... bem, sou uma pessoa calma e tranquila e paciente. Veem isso no trabalho, em casa, desde sempre. Adolescente eu ia muito na casa de uma amiga fazer nada com ela e mãe: ficavamos as três na sala, cada uma lendo uma coisa, revista, livro, jornal. A mãe dela gostava de minha presença pois naquele momento dificil do divorcio e ali, tranquilinha com meu livro a(s) acalmva(m).
Pois é, mas esse caramelo me mostrou que sou paciente para muitas coisas. Mas que ha' coisas que mee xasperam e que não me deixam esperar tranquilamente que aconteçam ou se realizem. Tenho a impressão de que esta tarde ensolarada parisiense fechada em minha cozinha, aprendi a esperar, por tudo.
Sera' o começo da sabedoria? Do caramelo?

Nenhum comentário: