sábado, 20 de novembro de 2004

Enrique Quarto

Sala, banheiro, cozinha.

Não, não é um delírio.

Estou falando do Enrique/Henrique Quarto, 4°, IV ou Henri IV para os francofônicos.

Há um tempo atrás fizeram obras no Pont Neuf, para renovar a famosa ponte, sem interromper completamente o tráfego, tiraram as pedras das laterais, as originais, e colocaram pedras novas, de mesmo tamanho, com a mesma escultura.

(Para quem viu o filme Les amants du Pont-Neuf, filme de Léos Carax, com a Juliette Binoche, é aquela ponte.)

Na mesma época o governo e seus acólitas decidiram renovar a estátua do Henri IV (de bronze, feita em 1818) em francês . As autoridades e especialistas sabiam que existiam 4 caixas dentro da estátua equestre do rei da França (nasceu em 1553 e foi assassinado em 1610, foi sagrado rei em 1594, e foi casado com a Marie de Médicis - falando dela, para quem for ao Museu do Louvre na ala Richelieu há uma sala com quadros do Rubens contando a vida da rainha. Claro que a vida é romanceada e idealizada, mas os quadros são lindos) e encontraram 3 caixas não levantadas nos inventários reais, artísticos e oficiais franceses. As caixas continham papéis variados sobre a execução da estátua equestre, as pessoas que fizeram assinatura para pagar a estátua. Os outros três volumes contém pergaminhos que ainda devem ser estudados e acreditam que ela contenha textos de de um dos artistas que realizou a estátua e que era um ardente bonapartista. Foi uma maneira que ele achou de "publicar" (de maneira secreta!) suas opiniões.
Para os blogueiros e internautas artistas, fazer isso é uma, não? Imagine se quase 200 anos depois que vc fez uma escultura descobrem sua papelada dentro do objeto? Se tentaram te esquecer, vc vai ser lembrado!
(Tudo bem, há outras maneiras de ser lembrado...)

Nenhum comentário: