sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Personagens croissantlândicos II

Nos idos de 1900 e muitas bolinhas (ou seja anos 80), muitas pessoas se revindicavam como darks - andavam de preto dos pés à cabeça no calor carioca de 40°), as meninas usavam batons pretos (ou roxos bem escuros), às vezes com alguma peça de roupa roxa também, com botinas pretas, correntes no pescoço, na cintura, nos braços/pulsos, alfinetes nas orelhas ou nas sombracelhas (e até piercing caseiro como um amigo de escola fez: um alfinete de fralda que ele usava na bochecha, ele mesmo que furou o rosto -os pais ficaram horrorizados com isso, meu filho de 16 anos com alfinee na boca!!).

No Rio o antro dark era o "Crepúsculo de Cubatão", em Copa - eu fui uma vez!! Muito "space" como se diz em terra parisis. Não me lembro mais que tipo de música ouviam, mas no Crepúsculo (ou em qualquer festa) dançava-se sozinho, grudado no amplificador para ouvir melhor, ou até de frente para a parede, ignorando os amigos, na sua.

Hoje em dia existe um grupo que se diz Gótico: andam de preto, as meninas usam algumas peças de roupa com renda preta, todos usam botinas pretas, piercings. As saias góticas me fazem pensar em roupas de princesa, mas princesa negra - ou a viúva negra. Este grupo pode pode ter um outro nome, mas me fazem pensar muuuuito nos darks. Só que um pouco mais sofisticados por causa da rendinha. Eles sã mais estilizados.

Então, falando em gótico, hoje vi uma gótica parisiense na rua. Não estava aquele calor na cidade, mas 23 graus é "quente" por aqui, muita gente de camisetinha. A moça estava com um saião preto até os tornozelos, um tecido grosso e tule preto por cima, dava para ver um pouco as botas, tipo aquelas de militar, as duas blusas pretas que ela estava usando, uma por cima da outra, de lãzinha, com batom vermelhão, maquiagem preta e chapéu. Não chapéu não, ela estava usando uma cartola. Cartola? E', aquelas cartolas pretas de mágico.
Dois gaiatos que estavam no ponto de ônibus comigo também a viram e não resisitiram e jogaram um "cadê o coelhinho?" e "o espetáculo é a que horas?"

A rapariga enfureceu-se e foi-se embora. Dar-lhe-ei um bom dia na próxima vez em que vê-la com este cobre-miolos de veras original. Estarei a andar nas ruas a olhar meus semelhantes para informá-los-ei do que se passa em ruas desta capital.
Valei-me Dorothy! Onde está Toto?

We're off to see the Wizard,
The Wonderful Wizard of Oz
You'll find he is a whiz of a Wiz! If ever a Wiz! there was.
If ever oh ever a Wiz! there was The Wizard of Oz is one because,
Because, because, because, because, because.
Because of the wonderful things he does.
We're off to see the Wizard. The Wonderful Wizard of Oz

(revi este filme ontem, em inglês legendado em português de Portugal, ora pois)

Nenhum comentário: