quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Eu quero viajaaar...

Viajar de trem!
Tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchuuuuu!
Tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchu-tchuuuuu!

Peguei um trenzinho este findi: o trem bala para La Rochelle, cheguei em 3h04 - até uns 5-6 anos atrás demorava-se quase 6 horas.

Que beleza, passear, ir à praia! Sim! Fui à praia! Mostrei meus pneuzinhos!

Fui para Ilha de Rê (em français île de Ré) e olhando o mapinha deste site aí, a praia onde fui fica perto de Ars-en-Ré. A maré estava baixa, tínhamos que andar uns 50 m na areia, onde normalmente é o fundo, com mais de 1,80m de água, para poder entrar no mar! E' uma coisa que me impressiona muito por aqui, a maré, não dá para vê-la no "brejo" (= praia do Flamengo), a variação (ou amplitude?) no Brasil (pelo menos no Rio) não é tão grande quanto aqui. E' o máximo!

Tava boooom, nadar no oceano Atlântico... só faltou uma águinha de côco!

Almoçamos em La Flotte e depois da praia fomos ver o Farol das Baleias que é muito lindo - chama farol das baleias porque muitas baleias encalharam por ali (Plínio, o Velho ou o Antigo (23 ou 30-79 depois de JC, ele morreu durante aqueeela erupção do Vezúvio porque quis ver o vulcão de perto...) foi um dos primeiros a comentar sobre as baleias por ali, muito antes de 1900 e lá vai fumaça, dá para perceber por suas datas de nascimento-morte) pois antigamente era muito frequente encontrar baleias por esta área. Agora não tem mais nenhuma.

Engraçado, não sabia que ele tinha viajado até La Rochelle e seus arredores... estranho, não tinha trem bala nem avião na época!! E não acho em lugar nenhum de onde que o site oficial da ilha tirou esta info.

Ah, um pensamento ecológico para a baleia que encalhou numa praia de Niterói e que morreu hoje (ou ontem).

Nenhum comentário: