sábado, 14 de agosto de 2004

Achei no baú

Uma mensagem de quando o Croissantland era uma espécie de newsletter amical, enviada a alguns amigos destemidos que não tinham medo de ter a caixa postal entulhada com besteiras...

Croissantland Extra – 14/08/2003

Ola povo!
Pequena mensagem corridinha, estou passeando na costa atlântica da França.
Pois é, neguinho num tah acostumado com calor a coisa tah preta por aqui! Estah virando catastrofe!
Hah quase duas semanas que estamos acima dos 38° quase que na França toda e soh hoje que o governo decidiu instaurar o "plano branco", ou seja chamar benevolentes para trabalhar nos hospitais e casas des repouso, colocar a disposiçao leitos suplementares nos hospitais (mandavam gente voltar pra casa...). Por que? Por causa do calorao, a quantidade de mortes aumentou de 37% na França toda em menos de 10 dias. As funariarias estao completamente over-booked e chegou-se ao ponto de que se demora mais de 4 dias para que eles passem recuperar o corpo de uma pessoa que morreu em casa. Jah viu o cheiro de putrefaçao e todo o tra-la-la...
Tipo assim, hoje anunciaram um caso de um senhor sozinho, morreu em casa na 3a feira da semana passada (a ultima vez que foi visto) e até hoje, 5a feira da semana seguinte, o corpo estah em casa.... os vizinhos estao tentando mudar provisoriamente porque o cheiro estah insuportavel.
O Instituto médico-legal liberou umas gavetas para receber os mortos... e o exercito vai talvez instalar umas tendas refrigerads, como fizeram apos um acidente de aviao (do Monte Idile, onde houve mais de 200 mortos, hah alguns anos) para poder ajudar as funerarias.
Afe Maria!
As emergências dos hospitais estao mais que lotadas, os doentes esperam em cadeiras, de pé, nao tem mais macas. Parece nossos velhos e antigos postos de saude do INPS... Tipo assim, verao é verao, entao desde anos os hospitais funcionam a 40% da capacidade nesta época, com alas fechadas, parte dos funcionarios de férias... Claro que nao ha gente o suficiente para rceber os doentes!!
O exercito vai provavelmente entrar em açao.... Rambos a seus postos!!
Mesmo os coveiros estao ultrapassados pelos eventos - em breve nao haverah caixoes o suficiente!!!!!!!!!!!!
Houveram 3000 mortos na França toda até agora, mais ou menos 200 em Paris (um pouco mais quando englobamos a regiao parisiense, chamada Ilha de França).
Acabaram-se ventiladores e ar-condicionado portateis em qualquer loja na França toda. Quem comprou comprou, quem nao comprou,soh no ano que vem.
Os fabricantes de bronzeadores vao ficar milhonarios, a venda aumentou de 25% (acbei de ouvir na tv). Ainda hah garrafas de aguas nos supermercados, mas até quando?
Talve haja cortes de eletricidade apesar do quase tudo nuclear por aqui. Nao por falta de agua, mas porque as centrais nucleares despejam agua quente nos rios que jah estao quentes. Por enquanto elas podem funcionar 1 grau acima da temperatura normal de despejo de agua (27°C, foi autorizado excepcionalmente que a temperatura seja aumentada para 28°C). Os peixes estao morrendo... Algumas regioes jah estao no racionamento de agua.
Falando em animais... 1 milhao de frangos morreram de calor. Hah falta de frango no supermercado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Paris estah mais poluida do que nunca, com o calor e a quantidade de carros, a taxa de gas carônico subiu bastante e a velocidade maxima autorizada foi reduzida de mais de 20 km/h. Mas como dizem os ecologistas, nao eh isso que vai melhorar, tem que diminuir a velocidade o ano todo.
Mas boooom, de ontem para hoje a temperatura caiu de 10° aqui em La Rochelle (de 35 passamos para 25). Estamos bem por aqui, soh assamos na praia (estou por aqui até sabado), e vamos à praira depois das 16h30 e a areia estah queeeeente pacas.
A seguir cenas dos proximos capitulos..... Volto para Paris sabado, contarei mais!
Sei que devo alguns emails pra muitos de vocês, em breve (um dia?) respondo!
Beijos

Nenhum comentário: