segunda-feira, 15 de março de 2004

3 minutos de silêncio

O presidente francês decretou 3 minutos de silêncio nacional, para hoje ao meio dia, em homenagem às vítimas de Madri. Falei com o Cyrilo ontem que gostaria muito de ficar em silêncio estes 3 minutos, mas não sabia como iria fazer pois tinha aula até meio dia e meia... Brincando, ele me disse para gritar STOOOOOOOOOOOP no meio da aula ao meio dia. Fiquei pensando em fazer um movimento do gênero, um lobbying com meus colegas para que isso seja feito, afinal, a população toda está meio encucada com isso, e sie que meus colegas de classe também estão.

Não foi preciso fazer nenhuma "novela": as sirenes que alertam de um ataque aéreo (como? depois explico) tocaram ao meio dia. O professor perguntou o que era, olhamos a hora, era a hora do silêncio, ele perguntou se queríamos fazer os tais 3 minutos, dissemos que sim e ficamos em silêncio. Não pararam na sala de aula ao lado da nossa. Um colega me disse - ah, é normal, era aula de inglês (a gente ouvia pela parede fina) e deve ser um professor americano... Será?

Vi no site da companhia de metrô e ônibus parisienses (RATP) que eles iam fazer os tais 3 minutos de silêncio, que a circulação ia parar. Tudo bem, compreendo no que diz respeito aos metrôs, como eles iam fazer. Mas e os ônibus? E se eles estivessem no meio da rua? Num cruzamento?? Pararam assim, sem mais nem menos?????? Houve algum acidente?? Mistério.

***

As sirenes
Aqui na França há esse costume: tocar as sirenes de alerta de ataque aéreo uma vez por mês, para ter certeza que elas funcionam caso um dia seja necessário. Teóricamente ouvimo-las (nossa, tirei do baú!) de qualquer lugar da França - nunca testei. Elas tocam toda primeira 4a feira do mês, tocam uma vez, tocam a segunda vez, e isso dura alguns minutos. Dependendo do lugar onde estamos ouvimos as mesmas bem ou mal. Fechados em um escritório nem sempre.
Hoje elas tocaram excepcionalmente para avisar que era meio dia.

Nenhum comentário: