segunda-feira, 26 de agosto de 2013

De onde vem o Louvre ?

Antes de ser o Museu do Louvre ele é um palácio real. Sua historia é ligada à história de Paris e o palácio evoluiu quase constantemente durante 800 anos.

O castelo começou a ser construido en 1190 sob Filipe II de França (1165-1223). Ele construiu um quadrilátero rodeado de fossas. Na época ainda não era castelo nem residência real, mas um arsenal, e pouco depois pavilhão de caça.

Mas por que o nome Louvre ?
Duas ou três hipóteses foram formuladas por estudiosos.

Uma delas diz que o lugar onde Filipe II de França decidiu construir a fortaleza era chamado em baixo latim Lupara. Este termo designa um lugar que acolhe as equipagens usadas para caçar o lobo. Em latim lupus significa lobo.

Uma outra hipótese indica que Lupara também poderia ser um nome de origem celta cujo sufixo ara designa córregos, pequenos rios, ou seja um lugar onde há passagem de água.
O Rio Sena nao está muito longe, não é ?

Enfim, mais uma outra hipótese é que a origem no nome Louvre vem do francês antigo lauer ou lower que significa « torre de observação ». Seria uma consequência da ocupação dos Francos povo de origem germânica que invadiu a Galia, a língua falada por eles era germânica e não latina. Nesta língua, a palavra leovar, lovar, lover, leower ou lower designaria castelo ou campo fortificado.

Ainda nãa há uma única versãa que coloque todos os historiadores de acordo.
enquanto eles se decidem, podemos ir dar uma conferida nos vestígios do prédio desta época podem ser visitados na ala Louvre Medieval. E alguns vestígios da muralha construída por Filipe II perto da Bastilha. Um bom passeio!

Nenhum comentário: