domingo, 24 de fevereiro de 2013

Meu anjo

Uma das razões que me levou a estudar história da arte é o fato de querer compreender os quadros que via nos museus.
Quando morava no Rio fui pouquíssimas vezes a museus, o que não é dificil pois não há tantos assim para serem visitados por lá, ou tanta variedade de assuntos como acontece aqui na Europa.

Nos meus três primeiros anos de Europa, passados entre Londres e Paris, há mas de 20 anos, fui em muitos museus, usei muito minha carteirinha de estudante e minha idade que dava muitos descontos e ia sempre passear. Como todo e qualquer estudante no mundo tinha poucos fundos e nunca podia pegar um audiofone para ouvir explicações.
Durante esta visitas ficava meio encucada porque achava tudo bonito, mas nem sempre compreendia a cena representada no quadro à minha frente.
Acabei entrando em um curso que me permitiria compreender aquilo que queria e muito mais.

Por isto,  decidi criar esta seção, Simbologia, para compartilhar este tipo de informação.

Começemos com os anjos. Eles são super fofos não é?

Pois então, quando os vemos em quadros nos museus eles podem ser de tipos diferentes e levar mensagens diferentes.

Anjos de tipos diferentes? Como assim Bial?

La Maestá , Cimabue, Museu do Louvre, 1270
A palavra anjo vem do grego "anguelos" que significa enviado. Os anjos são então os mensageiros de Deus e garantem a ligação entre o Céu e a Terra. São seres bem próximo a Deus e comunicam constantemente com Ele.
A hierarquia celeste indica a existência de 9 tipos de anjos : os Anjos, os Arcanjos, os Tronos, os Dominações, os Principados, os Potências, os Virtudes, os Queribins e os Serafins.
Em geral eles tem 2 anas, mas dois dentre estes 9 tipos tem mais asas : o Querubim tem 4 asas e o Sefarim tem 6.  Estes dois anjos são os ques estão no alto da hierarquia celeste.
Os Serafins tem 6 asas, um para cada dia da semana, que eles usam para louvar a Deus. O sétimo dia eles ficam silenciosos porque é o Sabbat que canta os hinos do Senhor.

Os Arcanjos ocupam um lugar diferente junto aos outros anjos porque defendem o Céu e a Terra contra os espíritos infernais. Por isso que em geral "ouvimos" falar mais deles, afinal o perigo está sempre presente.
Os arcanjos mais conhecidos são Gabriel, Miguel e Rafael. Tenho certeza que estes nomes lhe dizem alguma coisa.

Existem os ex-arcanjos também. O mais conhecido é Lúcifer,  anjo caído na origem do mundo porque desafiou Deus, queria ser maior e ter mais poder que o Criador. E m sua queda levou consigo outros anjos rebeldes. Ele é geralmente associado a Satã.

Cada anjo leva uma mensagem diferente : o Anjo da Anunciação, ele anuncia, seu nome já indica o que ele faz; o Anjo da Redençao, etc.

Em seu próximo passeio pelos museus parisienses quando vir quadros com cenas religiosas onde aparecem anjos, procure contar o número de asas. E pelo título do quadro muitas vezes você poderá identificar qual é o "trabalho" do anjo ali representado.

Nenhum comentário: