quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Morando por aqui

Como todo mundo sabe ou imagina, morar fora tem vantagens e inconvenientes.
(Haha, que frase mais besta.)

Podemos fazer descobertas culinarias maravilhosas, como podemos cair em coisas altamente desagradeveis (pelo menos para o meu paladar de criança "chatênha" que não gosta de comer quase nada de diferente, ou de normal, que passou quase 2 anos de sua vida comendo so' feijão, arroz, uma farinhazinha - nordestinos na familia! - e uma ou duas rodelas de tomate - pobrezinha da mamãe, que teve me aguentar chata desse jeito durante 20 anos!! Conheço vaaarias pessoas que adoram esse prato, mas euzinha nem muerta!).

Alguns (vaaarios) anos de vida fora do Brasil me ensinaram comer outras coisas que a saladinha basica que comia aos 20 anos e o pratão de macarrão (ninguém é de ferro).

Hoje deu vontade de cozinhar um prato daqui. Eu digo que é daqui, nunca tinha comido esse legume quando ainda morava no Brasil, não sei se podemos encontrar na feira, talvez seja possivel hoje em dia, mas não tinha na minha época pelo menos.
(Minha época? Hum... ano passado?)

Com endivias em casa, foi so' ver quais outros temperos/ingredientes eu tinha em casa para poder decidir o que cozinhar. Como não tinha muita coisa, finalmente, escolhi cozinhas endivias ao forno, otimas para acompanhar uma carne ou presunto por exemplo. Preparo super simples.

Endivias em geral são amargas, estas que cozinhei não ficaram amargas. Uma maneira de fazer para que elas não fiquem amargas é cortar a base antes de cozinhar. Algumas pessoas aconselham também acrescentar um pouco de açucar na agua de cozimento (20 gr de açucar por 1l de agua ou o equivalente de uma colher de sopa rasa).

Ingredientes para 4 pessoas
- 4 endivias grandes (ou 8 pequenas)
- 20 cl de caldo de carne quente (ou de galinha, de legumes...)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 pequena cebola picada
- hervas de Provence (ou outra)
- sal & pimenta do reino

Modo de preparo

Esquentar o forno à 180ºC.
Lavar as endivias e cortar as extremidades rosadas e as folhas exteriores um pouco estragadas. Escalda-las durante 2-3 minutos em agua salgada. Escorrê-las com cuidado.

Esquentar o azeite de oliva numa frigideira. Acrescentar a cebola picada e fritar até que a preparação fique translucida. Acrescentar as endivias e doura-las de todos os lados. Colocar sal, pimenta e um pouco de ervas da Provence.

Transferir as endivias e o molhinho em uma travessa de gratinado. Molhr com o caldo quente de cobrir com papel aluminio alimentar. Levar ao forno (180ºC) durante 30-35 minutos.
Tirar do forno e servir em seguida.

Obs.: Não tinha cebola, usei uma échalotte grande, não tinha mais ervas de Provence e so' coloquei salsinha.

Resultado: a foto ao lado. Miam. Bon appétit!

Nenhum comentário: