quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Pergunta de um leitor

Que achei que poderia interessar outras pessoas.

Se estão procurando vestigios da 2 Guerra Mundial, trincheiras, monumentos aos mortos, etc e tal, um bom passeio cultural para ver o cenario do desembarque das tropas aliadas em 1944, visitar o cimitério militar, ver, ouvir, respirar esta parte da historia da França e do mundo, o bom passeio ao qual me refiro é ir na Normandia (ou Normadie), nas praias do desembarque, bem diz o nome - plades du débarquement en francês.



Como mostra o mapinha de um dos inumeros web sites[fr] sobre o assunto, podemos visitar estas 5 praias, a Omaha Beach[fr] me parece ser a mais famosa de todas (o fotografo Robert[fr] Capa[fr]registrou o desembarque).

Ainda não fui passear por la', conto ir em breve.
Um final de semana em Caen, Bayeux, e algumas outras cidades da costa oferecerão acesso às praias aqui faladas.
Se não tiverem carro (ou não souberem dirigir como euzinha) épossivel fazer este passeio com um ônibus regional o Bus Verts: a linha 44[fr] faz todo o itinerario das praias.
E em Arromanches[fr] tem um museu bem bacana.

No mais, em quase toda a costa do Canal da Mancha e na Costa Atlântica, de vez em quando podemos dar de cara com blockhaus[fr] (ou bunker) de época.

Em La Rochelle existe a base de submarinos alemães U-boote[fr]. Algumas cenas do filme Indiana Jones, Os caçadores da Arca perdida foram filamdos ali). Também ja' fui/vi/visitei alguns blockhaus na praia em Cap Breton[pt].

Voilà.
Não expliquei muito, mas se tem por onde começar a procurar.

Nenhum comentário: