sexta-feira, 31 de março de 2006

Procura-se doadores de medula óssea

Soube hoje que o irmão de uma amiga de infância está com um tipo raro de anemia.
Soube também que devido à grande mistura sangüínea no nosso país é dificil achar doadores compatíveis par amuitos tipos de anemia e leucemia, mesmo na mesma família.
Esotu na França, mas vou me informar sobre como fazer para doar minha medula óssea (não aceitam ainda que eu doe sangue pois morei em Londres numa época em que poderia ter comido carne de vaca-louca).

Copio abaixo o email da minha amiga e coloco um link para carregar os documentos que ela fala em sua mensagem.

Não é hoax: eu os conheço há 36 anos. Posso dar telefone de contato por email. Ele mora no Rio de Janeiro.

**

Tenho um irmão de 45 anos que é portador de uma doença rara e grave, denominada Síndrome Mielodisplásica – anemia refratária com excesso de blastos. Isto significa que a medula óssea dele não é capaz de produzir a quantidade suficiente de plaquetas para que leve uma vida normal. As plaquetas, entre outras, têm a função de permitir a coagulação do sangue, no caso de algum ferimento. Caso a quantidade delas baixe demais, ele começa a ter sangramentos – nariz, gengivas – podendo até vir a óbito. Para a doença dele, ainda existe um remédio (caríssimo) que pode reverter o quadro, e diminuir os blastos de sua medula (células jovens e malformadas que impedem a produção regular de plaquetas), cujo tratamento deverá começar em breve. Mas a solução definitiva seria mesmo um transplante de medula, e infelizmente eu e minha irmã não somos compatíveis para doação. E, pior do que isso, as chances de êxito em um transplante diminuem com o passar dos anos (ele está se aproximando dos 50 anos...). Ele já está cadastrado no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, mas até hoje ainda não surgiu um doador compatível.

Envio em anexo uma apresentação em ppt sobre a doação de medula, e também uma relação de endereços de locais em que é possível cadastrar-se como doador. Vocês poderão constatar que é relativamente simples o procedimento para o doador (considerando que esta iniciativa pode salvar a vida de uma pessoa), pois há diversas doenças que somente podem ser curadas com um transplante de medula óssea – por exemplo, as cinco espécies de síndrome mielodisplásica, o mieloma agudo, e pelo menos dois tipos de leucemia.

Agradeço antecipadamente àqueles que se dispuserem a colaborar. E se cada um repassar esta mensagem para umas cinco pessoas, pensem no tanto de gente que poderá ser beneficiada! Adianto, também, que, para o caso específico do meu irmão, todas as orações serão muito bem-vindas!

Atenciosamente,

Ione Tereza Arruda Mendes Heilmann
MF/PGFN/CAT

Nenhum comentário: