quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Guerra civil???

Há alguns dias que as coisas estão "quentes" nas cidades que rodeiam Paris. A polícia fez um contrôle de identidade – como sempre fazem, até fazem uns de vezem quando embaixo do meu prédio, no metrô – numa “banlieue”/subúrbio desses.
Dois adolescentes que segundo uns estavam sendo perseguidos pela polícia (fugiram do controle ou tinham culpa no cartório) e que segundo outros estavam fugindo da própria sombra, que a polícia nem estava atrás deles, se esconderam num transformador da EDF – a compania de eletricidade nacional – daqueles que devem ter uns 500 milhões de volts. Dois viraram churrasquinho e foram pro céu (o pro inferno?). Um sobreviveu e está em estado lamentável. Ninguém sabe o que houve exatamente, mas o fato é que os jovens dos subúrbios em volta do norte de Paris começaram a queimar tudo, hoje vai ser a 8ª noite de quebra quebra: na noite de antes de ontem para ontem queimaram 68 carros na mesma cidade.
Desde o começo devem ter queimado quase 300 carros
e acho que não estou exagerando (acabei de ver no jornal: 315 carros queimados nestes últimos 7 dias)...
Esta última noite foi um pouco menos horrível - no que diz respeito aos carros, ainda quebraram vitrines, atacaram lojas, e até pessoas em um vagão do trem de subúrbio : eram uns 20 rapazes, agrediram umas 7-8 pessoas no vagão roubando tudo o que tinham (tipo arrastão de ônibus no Rio) e foram embora. Muitas lojas, fábricas, estão fechadas por “problemas técnicos” ou "desemprego técnico".
A polícia vai começar a usar balas de verdade – ja não era sem tempo, não? Os bombeiros quem vem apagar os incêndios são recebidos com balas de verdade. Talvez em breve seja decretado “cobre fogo” (hum, esqueci qual é a expressão em português) toque de recolher.
MAs queima-queima, apedrejar bombeiros, correios e médicos de urgência que vem te ver em casa à noite não é novidad,e isto acontece nestes bairros-cidades há muitos anos. Só agora que talvez o governo resolva "dar um jeito".
Gente do céu, onde estamos??? Sei lá, no Rio são traficantes que brigam com a policia, tem tiroreio, bandidos invadem condomínios, faculdades, fazem “fogos de artificio” nas favelas.
Aqui são “jovens com problema”: não acham emprego, o “sistema” e a sociedade são contra eles, etc. Mas tb não sabem fazer nada, não estudam, mal falam francês, e muito menos sabem escrever – falam mal e porcamente, só querem boa vida e pronto.
Você empregaria caras que queima carros nas ruas e andam muitas vezes armados com faca?
E' como se – para falar em termos de Rio de Janeiro, não conheço bem outra cidade no Brasil para falar de bairros – mas é como se o pessoal que mora na Zona Norte do Rio se revoltasse por que não teem emprego, porque a polícia os perseguem, controlando identidade, se estão vendendo/comprando maconha na rua, etc e destruíssem tudo que aparecesse na frente deles na própria Zona Norte, onde eles moram!!! Estão queimando os carros dos vizinhos, quebrando as lojas onde eles fazem compras.
Que país é esse!! Pensei que estivesse morando no primeiro mundo!!!!
Um artiguinho da BBC em português.

Para terem uma idéia, Clichy-sous-Bois onde tudo começou há 7 dias (onde os dois energúmenos - só posso chamar assim - se esconderam) fica onde está o círculo azul. A cidade de Paris mesmo, é o pedaço que está em amarelo escrito "Paris" no meio, com o número "75", que é o início do código postal da cidade (que vai de 75001 à 750020, ou seja, existem 20 bairros dentro de Paris).
(Deixo o mapa grande assim mesmo, comendo nas colunas da direita porque assim vcs podem ver melhor)
O aviãozinho de "cima", perto do 6 num círculo preto do mapa indica o aeroporto Charles De Gaulle (vôos para Rio, Sampa, pela Varig, Tam, Air France saem dali). O aviãozinho de baixo é o outro aeroporto, o Orly.
Eu trabalho numa cidade chamada Gennevilliers que fica entre St Denis e Sarcelles, ao norte de Paris. Local tb naturalmente quente: para evitar problemas para os funcionários nos transportes urbanos (um já sofreu um sequestro relâmpago à brasileira: ficou sequestrado durante mais de 4h saindo do trabalho, pegaram dinheiro da conta dele com o cartão, o ameaçaram de morte, o liberaram antes de chegar na casa dele; ele nunca mais voltou ao emprego depois dessa), a empresa onde trabalho colocou um micro ônibus que nos trás para dentro de Paris no fim do dia e aos domingos dia mais quemorto no trem suburbano (minha empresa funciona 24h/24, 365 dias por ano).
Viva o primeiro mundo...

Up date - 4/11, meia noite: entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro à noite incuido 1.260 vehículos foram incendiados em 7 departamentos (em volta de Paris).
Vamos aonde?
" Entre le 27 octobre et le 3 novembre au soir inclus, 1.260 véhicules ont été incendiés en Seine-Saint-Denis, dans le Val d'Oise, les Yvelines, l'Essonne, les Hauts-de-Seine, le Val-de-Marne et la Seine-et-Marne, selon la police."
Up date - 11/11 - achei a experssão que tinha perdido! omo eu mal e porcamente escrevi, sabendo que não era ela - "cobre fogo" - mas sim "toque de recolher"! Já corrigi lá em cima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Good design!
[url=http://uoowefdu.com/tsjc/begl.html]My homepage[/url] | [url=http://idtymdio.com/tskr/uofl.html]Cool site[/url]

Anônimo disse...

Nice site!
My homepage | Please visit

Anônimo disse...

Good design!
http://uoowefdu.com/tsjc/begl.html | http://ftgzppof.com/sjpz/semt.html