segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

Fui no tororó...

bebi água, caipirinha e vinho.

Não, fui num restaurante. Onde?
Um novo restaurante, dito branché (ligado) aqui em Paris, o Fogão - hum, é "Fogáô" que se diz por aqui. Fomos testar pois este restaurante, que abriu há uns dois meses é com um "concept Brasil". Mas acho que é mais Brazil que Brasil... O proprietário é um grupo que já é proprietário de outros restaurantes do estilo, um latino, um asiático, e outros.

Vc chega, o RP-garçon-gerente te diz, uma vez que ele te acompanhou à mesa e que vc sentou e que ele te deu o menu que "a especialidade da casa é a "caipirina" (os "Croissants" não conseguem falar "nha", portanto é o mesmo som do "gn" de champagne... vai ver que ninguém nunca explicou para eles).

Tudo bem, tudo beleza até aqui. Chegamos na hora do happy hour : a caipirinha custa 3 euros ao invés de 6. Bem feitinha, com limão verde, cachaça das Zoropa (aqui vendem a cachaça Thoquino - alguém conhece aí no Brasil? Pois é, parece que a marca tme 100 anos. Uma vez me explicaram que é uma marca especial Europa pois ela é fabricada de acordo com as diretivas européias... e que fabricamos a cachaça de uma tal maneira no Brasil que ela não pode ser importada assim sem mais nem menos. Podemos trazê-la em nossas malas - porque somos particulares. Tá.). Tem "coisa" para beber, bem dosada,o açuquinha, mas nada em comparação à caipirinha que tomava no meu quiosque lá na praia em Cabo Frio: 3 reais por um copão (ô lôco, caipirinha no sol de verão... ai-ai minhas perninhas bambas quando eu levantava da minha cadeira de praia).

Bom, a capirinha passa. A coisa pegou quando deu fome e decidimos ficar prar jantar...
Tentei avisar os dois amigos franceses que iam pedir a fórmula "Botafogo" que não ia ser nenhuma brastemp. O "Botafogo" é o prato "churrascaria" desse restaurante. Por 29 euros (vinte e nove!) eles te servem uma porção de batatas fritas e carne, cortada no seu prato. Como numa churrascaria brasileira, o rapaz vem com o espeto e corta direto no seu prato. Os franceses ficam maravilhados. Mas eles passam 5 vezes somente. Duas salsichas, um pedaço de picanha, e mais 3 pedaços de carne, que não me lembro quais. E são pedaços "civilizados". Os dois carnívoros que me acompanhavam ficaram decepcionados e com fome. Eu disse que era para comer churrasco só no Brasil...

De minha parte e do outro amigo testamos a feijoada... por 12 euros tivemos uma porção de arroz branco - não muito bem cozido e não muito soltinho - com uma tigela de feijoada (porção para uma pessoa, a quantidade deve dar um pouco mais do que o que servimos em um prato) com uma colherada de uma pseudo farinha-farofa por cima. Com carnes: umas 4 rodelas de salsicha sei lá que tipo, dois pedaços de uma coisa meio branca-bege que não consegui identificar (e que me fez pensar em alguma gordura da vida), um pedaço de... carne de boi?, meia rodela de laranja e uma rodela de pimentão vermelho decorando o arroz. Os grãos do feijão eram de cozimento diferente: alguns duros, outros bem cozidos. Parecia que não tinha tempero nenhum, tipo cozinharam o feijão em água e sal francês (aquele sal que não salga), cozinharam as carnes à parte, e juntaram tudo só na hora de servir.

Quando o garçom veio pegar os pratos e que perguntou se achamos bom respondemos que poderia ter sido melhor... e ele rapidamente "ah, vcs são brasileiros?" pois é, somos. Não comemos sobremesa, nem tomamos café (ô louco - fomos JANTAR e eu não ia estragar meu soninho pesado pós feijão).

As pessoas de uma mesa vizinha acharam legal nosso prato de feijoada, e quando já tinham acabado de comer e nós também, nos perguntaram qual era nosso prato, para a próxima vez - é mesmo bonitinho o arroz, o feijão, mas bem, o gosto deixa desejar.

Nota para este restaurante brasileiro sem brasileiro dentro (proprietários franceses, garçonetes e garçons franceses "tipados", tipos uns antilhanos, ou umas morenas, na cozinha como de praxe nesta terra devia ter algum sri lankês)? Nem sei que nota dar. Vale a pena vir tomar uma caipirinha por 3 euros (de 17h30 às 20h se não me engano). Só. E "bizoiar" a decoração estilo lounge bar, com dourados, lustres vermelhos, amarelos, paredes cor de areia, mesas de madeira, meia luz, as churracaria no fundo da sala e os belos espetos cozinhando, e uma TV plasma na parede passando de maneira ininterrupta um filminho de capoeira, filminho feito no Brasil - estava longe da tela para ver os créditos. Não sei dizer que tipo de música estava passando. Meu cérebro não registrou.

Pouco importa a comida, o conceito "Brazil" tá na moda e o restaurante estava lotado até a hora que fomos embora. Chegamos cedo, papeamos, comemos devagar, as mesas à nossa volta lotaram, esvaziaram e lotaram logo depois. Cheios de juventude local "in".

Um outro barzinho brasileiro legal que testamos há um tempo atrás foi o Beco Da Cachaça - garçonete brasileira, proprietário acho que brasileiro (quando fui ainda não ofereciam tantos tipos de cachaça assim, era só no menu). Em happy hour a caipirinha tb era baratinha pros preços daqui, não tem prato para jantar, mas tem frango à passarinho e mandioca frita. Uma diliça! Mas a conta foi européia, né?

Update:
Esqueci de dizer que há uma soirée especial de São Silvestre no tal do restaurante Fogão. Menu típico... francês : foie gras e coisas afins e caiprinha royale como aperitivo. Não consegui descobrir o que é a caipirinha real, o garçon não soube me explicar...

Nenhum comentário: