domingo, 28 de novembro de 2004

Entrando na Blogosphère

Desde 2001 que faço, passo, ou penso em blogs em português. Ou seja, surfo na Blogosfera.

Como estou escrevendo uma dissertação de fim de curso (uma pós em Comunicação e multimídia) sobre fotografia e blog / fotolog e imagem oficial de uma cidade e como as pessoas vêem a mesma cidade, as fotos não-oficiais, mas que circulam na net (nos fotologs da vida), tenho que entrar neste mundo do blog francês, que eu acompanhei, se tanto, bem de longe. Falar de blog aqui é coisa de louco, o povo não sabe o que é, nunca ouviu falar e pensam que é mais uma dessas "lubbies" internéticas.

Pois bem, caçando informações sobre blogs, para completar e enriquecer a informações que já tinha sobre blogs em geral para em seguida poder escrever sobre fotologs (faltam estudos, artigos sobre fotologs, sobre blogs a gente acha), tenho surfado e descoberto artigos que não conhecia e blogs sobre o assunto.

Um colega de curso começou o dele pois sua dissertação é sobre blogs de homens políticos (acho que vai ser super interessante como trabalho). Já tinha ouvido falar e através do blog do Loïc cheguei (de novo) no blog de um outro Loïc, o Le Meur, presidente diretor de uma empresa chamada U-BLog (um dos primeiros, se não o primeiro a criar uma empresa de criação de blogs - nossa, essa foi fogo na roupa!-, o Blogger francês. Existem outros sites onde é possível de criar seu blog, e nada impede de criar um blog em francês no Blogger, como muitos temos blog em português por lá.)

Sim, eu estava querendo dizer que apesar do mundo blogal francês ser mais restrito que o mundo brasileiro, ele também está em ebulição e com polêmica. Jornais publicam artigos, e tem blog sobre o mundo do blog (muito bom esse aqui). Não somente o do Loïc, meu colega, mas de pessoas que até escrevam um livro, o Blog story. Vou lê-lo (tenho que comprar primeiro) e depois conto!

(Se quiserem acompanhar minha saga, mas en français, é só ir no Le Manchot on-line, no link aqui ao lado. Até entrei na dança dos fotologs e tenho dois!!)

**

Up date
Esqueci de dizer! Vencemos a batalha contra o todo poderoso monopólio da telefonia (que em brevenõa será mais o único a poder abrir linhas): conseguimos a internet rápida que queríamos!
Yupiiiiii!

Nenhum comentário: