segunda-feira, 8 de novembro de 2004

Culinária

Enquanto a internet rápida não vem....

Gosto de cozinhar. Talvez não todos os dias, mas bastante.
Mas tenho uma falha na minha educação de Tia Anastácia: não sei fazer brigadeiros.
Não sabe fazer brigadeiros?? Cooomo não?
Pois é , não sei.
Tentei fazer duas vezes, mas perco a paciência e não chego no ponto. Sou expert em doce de colher tipo brigadeiro.

**

Acampamos marromenos no apê novo. As coias estão meio arrumadas, tudo meio no lugar. Na cozinha, só temos um forninho e um microondas que está prá lá de Badgá. Então todos os dias fazemos comida de forno. Viramos especialistas de lasanhas, gratins, peixe de forno. Só não fizemos carne assada ainda por dois motivos: a carne para fazer carne assada custa caro pacas e porque Cyrilo gosta de carne mal passada, quase crua, e eu gosto de bem cozida, quase queimada. Eu e minhas solas de sapato...

**

Preocupante o que está acontecendo na Costa do Marfim. Estão atacando a população civil expatriada. Espero que a situaçõa se resolva logo - a União Africana está mais do lado da França do que ocntra a França, mas vamos ver.

Mas para te ruma ligação com este post, a culinária... tô aqui pensando com meus botões não tenho nenhuma amiga da Costa do Marfim. Tenho duas do Senegal e uma dos Camarões. Nossa, quando elas cozinham, principalmente uma das senegalesas... é demais de bom. Um pouco apimentado para o meu gosto, mas tirando esse detalhe é excelente... hum, os bolinhos de atum e de galinha que ela fez... divinos!
E jantar na casa dela é à africana: uma grande vasilha - ou prato fundo - no meio da mesa, um prato onde a receita é peixo com arroz e legumes variados, cada um com seu garfo e vambora!
Foi super divertido, éramos 7 pessoas comendo na mesma bandeja, papeando, nos divertindo. Eu era a única não africana: eram as duas senegalesas, uma outra de origem africana (xi, esqueci, se é do Mali ou de outro pais ainda), duas marroquinas (afinal é Africa do Norte) e eu. E a sobremesa também foi divina, banana frita no estilo antilhês (Guadalupe e Martinica, ilhas francesas).

**

Fomim...

Nenhum comentário: