quarta-feira, 14 de julho de 2004

O mundo anda louco?

Fim de semana passada, houve um certo auê na mídia e no mundo político por aqui: uma jovem de 23 anos foi agredida no trem de subúrbio parisiense por 6 rapazes. O motivo teria sido que eles acharam que ela era judia. Rasgaram a roupa dela, cortaram uma mecha de cabelos e desenharam cruzes gamadas na barriga. E quando saíram correndo do vagão derrubaram o carrinho onde estava seu bebê de 1 ano e meio.

Falou-se muito na mídia, os políticos se pronunciaram, assim como o presidente da república, sindicatos e afins. A moça se encontrou com a ministra encarregada de problemas socias (ou de vítimas, não sei bem, aqui como em outros lugares os ministérios mudam tanto de nome que se não ler jornais todos os dias me perco - e não sou a única a me perder!).

Ela foi atacada na sexta dia 9.
Já na 2a a polícia começou a duvidar de suas palavras pois analizando os vídeos da estação onde ela disse que os caras desceram, não havia nada, nenhum bando de homens saindo correndo de nenhum trem. As imagens eram "normais", uma tarde normal naquela estação, nenhum movimento suspeito, ninguém correndo, quanto menos 6 homens. Além do mais, deveriam haver umas 20 testemunhas que estavam no vagão e ninguém se manifestou (que tenham tido medo de reagir durante a agressão todo mundo entendeu, afinal eram 6 caras armados com facas), mas depois, podendo se apresentar de maneira anônima na polícia, não apareceu ninguém? Ela disse ter ligado de um lugar e a polícia tendo contactado a empresa proprietária da linha do celular da moça afirmou que ela ligou para a polícia de outro lugar. Muito estranho.

Finalmente, ontem 3a feira, a moça foi interrogada de novo. Deveria ficar 24 ou 48 horas na delegacia que está investigando o acontecido. E ela acabou admitindo que foi pura invenção. Tudo mentira.

Agora, parentes e amigos, dizem que ela sofre de mitomania. A mãe quer que ela siga um tratamento. E o rebuliço que ela causou, se dizendo vítima de uma agressão virtual pode dar-lhe 6 meses de cadeia e uns 7.500 euros de multa.

E agora publicaram muitos artigos falando do histerismo na mídia por causa deste fato. Porque de uns tempos para cá têm acontecido muitas agressõas antisemitas. Ou o número delas aumentou ou antes não se falava e agora sai em todos os jornais. Além de um grupetcho na região da Alsácia (fronteira França-Alemanha) que "ataca" túmulos judeus, critãos e muçulmanos.
Quiseram reagir rapidamente, apoiar a vítima, falar que isto tem que acabar, não pode continuar assim etc e era tudo mentira.
Mundo doido.

Nenhum comentário: