domingo, 7 de março de 2004

Ô Dôtora!

(Segundo comentário deste domingo, estou inspirada e com um ouco de tempo)

Epoca problemática e de questionamento por lá e por cá.
Li esta semana um artigo com um titulo sugestivo: Desemprego Doutorado .

Pois é, Pós Doc está indo (ou já foi) pras cucuias, ter um diploma de doutorado neste ritmo vai acabar para ter um bonito papel de parede para quem não tem emprego ou vínculo empregatício antes de começar o tal do doutorado.

Aí no Brasil está assim, mas aqui na França não está para menos.

Como estou vivendo por aqui o que está me atingindo diretamente é o problema francês.
Há dois meses foi formada uma associação de pesquisadores revoltados (en français ou in english) com a falta e o corte de verbas para pesquisa, que o governo promete e não cumpre, que não cria cargos, que corta cargos, que dentro de 10-15 anos a França vai sofrer com esta falta de investimento pois não estará mais entre os primeiros países na pesquisa em tecnologia de ponta, pesquisas fundamentais, etc etc.
Os já doutores e os doutorandos reclamam da falta de emprego, ou de salários baixos (para quem conseguiu um emprego numa universidade, num centro de pesquisas, de qualquer area), e mesmo de existirem muitos doutorandos que fazem o doutorado sem nenhum salário específico para pesquisar, trabalhando com coisa que não tem nada com a paçoca, coisas que só os fazem perder tempo, ânimo e energia.
Conheço bem esse problema, sou uma dos milhares de doutorandos que trabalham e não podem dedicar dias inteiros à pesquisa, fazendo bem ou mal sua tese, sem saber se vamos mesmo chegar no fim ou não.

Querendo me enganar, heim?
O governo prometeu liberar quase 300 milhões de euros. Só que não engaram os pesquisadores pois esta grana já estava destinanda à pesquisa desde 2002, mas nunca foi entregue aos diferentes laboratórios, universidades, grupos de pesquisa, o dinheiro ficou congelado em algum lugar por aí. O governo quer dar esse dinheiro agora como se fosse coisa nova, ora ele já devia esse dinheiro pro povo!

Eles dizem que vão investir 3 bilhões de euros na pesquisa, que essa verba vai ser colocada à disposição para desenvolver pesquisas, montar laboratórios, etc. Se eles não dão os tais 300 milhões de há mais de um ano vai dar 3 bilhões num futuro não muito bem definido? Eh ruim, heim!

Dia 9 de março tem manifestação (de novo) dos doutorandos, pesquisadores e afins. Pena que não vou poder ir pois tenho aula (no outro curso que estou fazendo) e se faltar levo chumbo (pontos negativos pro fim do curso). Vou estar com eles em pensamento!

Nenhum comentário: