quarta-feira, 24 de março de 2004

Divagações

Domingão de eleições na França, uma jovem senhora vê uma jovem senhora amiga na fila para votar, esperando sua vez para colocar seu envelope na urna, e se exclama "Fulaaaana! O que vc está fazendo aqui?!"
Eu responderia: estou obersevando as moscas em estado de hibernação com o objetivo de fazer um estudo comparativo com as moscas marcianas fósseis, sabe?
Meudeusi.

A temperatura tendo caído, tome casacão de volta (sei que faz menos frio que em alguns lugares do planeta, até de onde alguns leitores lêem este simplérrimo blog), mas como dizia uma amiga canadense, que vinha de uma cidade chamada Winnipeg - bem no meio do Canadá - aqui faz mais frio que na casa dela! Por quê? Ora, a gente vive na rua, entre ir pro trabalho, pra escola/universidade, ir fazer compras, chuva e humidade. As paredes são finas e não são adaptadas ao frio, para realmente guardar calor, tem muito lugar onde o aquecimento não é automático (se neguinho não apertar um botão ou girar a manivela)...
E é isso o que acontece nas minhas salas de aula: os neguinhos que giram o botão (é, é um botão que gira mesmo) somos nós os alunos. E temos uma sala no térreo onde algumas mesas são grudadas num janelão de cara ra rua onde tem uma frestinha esperta.
Esta sala, a R06 (parece nome de estrada...) é fenomenal: pé direito bem alto (tipo uns 5 m) , quebramos o pescoço para ver a projeção da tela do computador (acima do quadro negro), e temos o prazer de ver a projeção com um pedaço da sombra do lustre na tela (sistema altamente adaptado para tal atividade), os aquecedores ficam embaixo do janelão (sentados, à mesa, a janela acaba na altura da mesa mesmo, ai de quem dormir se encostando no vidro... friozim friozim).
Vcs me dirão: ora, quanto ao frio, só sentar do outro lado da sala!
Ledo engano.
Já sentei do lado oposto.
Eu disse agora pouco que as paredes são finas neste país (um pouco, não são de papel, mas às vezes fico na dúvida) e sentei deste outro lado há alguns dias e o que aconteceu?
Há!
A parede é colada num toalete. Alguma criatuda do estabelecimento teve um acesso de papel-higienite aguda, a sala toda escutou a criatura desenrolando o PH, tipo duas ou 3 vezes uns 10-20 m! O professor parou de falar alguns segundos se perguntando o que era... E... sabe-se lá o que aconteceu, mas a descarga não foi acionada... um outro indivíduo entrou no cúbiculo (eu ouvia a porta ranger a cada entrada/saída de alguém) e fez o que deveria ter sido feito antes. Ou foi a mesma pessoa que voltou arrependida?
Eu "ia" no banheiro a cada vez que uno entrava...
Preferi mudar meu time de lado no campo para as próximas aulas nesta sala, virar controladora de nível de calefação e vestir um pullover durante a aula.
Eu heim!

Nenhum comentário: