domingo, 3 de novembro de 2013

Museus da cidade de Paris: passeios gratuitos

Uma boa pedida para quem está em Paris e viajando com pouco dinheiro ou para quem já veio algumas vezes e quer descobir outros lugares é ir dar uma olhadinha nos museus municipais.
A maior parte do tempo não há filas gigantescas para entrar e as obras apresentadas nestes museus valem a pena serem vistas.

Dos 14 museus da cidade 11 são gratuitos. Em geral eles estão fechados às segundas feiras. São museus, casas de artistas e museus de mecenas.
Todos estes museus abrem em geral de terça à domingo das 10 às 18h e estão fechados às segundas e feriados.
A entrada nos museus em geral é permitida até 45 minutos antes da hora de fechar.
Atenção : segundo a disposição do museu, a entrada pode ser cobrada durante exposições temporárias 

1 - Musée Carnavalet
23 rue de Sévigné 75003 Paris
Site do museu
Situado no charmoso bairro do Marais, este museu é dedicado à história de Paris. Durante sua visita você poderá ver sinalizadores de lojas, mapas, pinturas do Renascimento e da Revolução francesa.

2 - Petit Palais
Avenue Winston Churchill 75008 Paris
Site do museu
O museu de belas artes da cidade de Paris. Pertíssimo dos Champs Elysées, você pode programar a visita do museu durante seu percurso pelo bairro.
Como o Grand Palais logo em frente, o Petit Palais foi construído para a Exposição Universal de 1900 que aconteceu em Paris. O prédio virou museu já em 1902, pouco depois do fim da exposição. A coleção de obras de arte foram enriquecidas aos poucos através de doações e de aquisições. Por isto as obras apresentadas no museu são ecléticas e não há nenhuma especialização.
O prédio semi circular com um agradável pátio onde se pode parar para descansar (quando não está frio!) já vale a visita.

3 - Musée d'Art Moderne de la ville de Paris
11, av. du Président Wilson 75116 Paris
Site do museu
Dedicado à arte moderna. Descoberta desta época visitando um museu de tamanho agradével.
As exposições temporárias são pagas, mas muitas vezes valem à pena.

4 - Musée de la vie romantique
Hotel Renan-Scheffer - 16, rue Chaptal 75009 Paris
Site do museu
A visita é para ser programada no dia do passeio por Montmartre. A visita oferece um rápido passeio pela época romântica, sendo apresentados no térreo pertences da escritora George Sand - retratos, móveis e bijuterias dos séculos 17 e 18, no primeiro andar obras do pintor Ary Scheffer e outros pintores da mesma época.
De arço à outubro o salão de chá situado na estufa do museu, Un thé dans le Jardin (Um chá no Jardim) é uma ótima pedida para fazer um lanchinho e descnasar antes de continuar o passeio.

5 - Musée Bourdelle
18, rue Antoine Bourdelle 75015 Paris
Site
O ateliê onde o escultor trabalhou desde 1885. ele trabalhou com o Rodin durante 15 anos. Ele foi professor de muitos artistas que ficaram famosos depois como Matisse, Maillol e Giacometti.

6 - Musée Cernuschi - museu das artes da Asia
7 avenue Vélasquez 75008 Paris
Site
Situado em um hôtel particulier do século 19 ele foi inaugurado em 1898 o que faz dele um dos mais antigos da cidade. Ele é o segundo museu de arte asiática da França (o primeiro é o Musée Guimet) e o quinto maior museu de arte chinesa da Europa. Apresenta obras chinesas, japonesas, coreanas e vietnamita.
O museu comeou apresentando as obras adquiradas por Henri Cernuschi durante suas viagens e como outros museus é continuamente enriquecido.

7 - Maison de Balzac
47, rue Raynouard 75016 Paris
Site
Situada entre os antigos vilarejos de Passy de de Auteuil, onde Balzac escreveu a maior parte da sua obra.  Pode-se contemplar a cidade de Paris dos bancos do jardim. E' um museu literário. Apresenta manuscritos, edições originais e outros objetos ligados à vida e obra do escritor.

8 - Maison de Victor Hugo
Hôtel de Rohan-Guéménée 6, place des Vosges 75004 Paris
Site
Outro museu literário da cidade (existem três). A fachada de tijolos vermelhos segue a arquitetura renascentista da Place des Vosges.
Retrata a vida do escritor antes, durante e depois do exílio. Ele viveu nesta casa 1832 a 1848.

9 - Musée Zadkine
100 bis, rue d'Assas 75006 Paris
Site
Casa do escultor onde ele morou de 1928 até sua morte em 1967. Retraça a vida e a obra do escultor. Pequeno museu reformado ha pouco tempo.

10 - Musée Cognac-Jay
8, rue Elzévir 75003 Paris
Site
Situado em um hôtel particulier da época renascentista ele é dedicado à pintura do século 18. Apresenta a coleção iniciada por ele e sua esposa. Constitui a apresentação da ascensão social de alguns personagens so fianl do século 19 devido ao desenvolvimento dos grands magasins (lojas de departamento). Ele e sua esposa fundaram a Samaritaine. Infelizmente esta loja de departamentos fechou há alguns anos. Alguns dos prédios que constituitam esta loja estão revivendo e vão abrindo aos poucos.

11 - Musée du général Leclerc de Hauteclocque et de la Libération de Paris - Musée Jean Moulin
23, allée de la 2e D.B. - Jardin Atlantique (situado nos jardins acima da estação Montparnasse) - 75015 Paris
Site
Museu dedicado à Resistência durante a 2a Grande Guerra através do destino do Marechal Leclerc e do Jean Moulin.

As Catacumbas, a Cripta arqueológica da Notre Dame e o Musée Galliera - museu da moda são museus municipais, mas não são gratuitos. Os dois primeiros apresentam coleções permanentes e o terceiro só abre para exposições temporárias. O passeio pela cripta é muito legal, aprende-se muito sobre a história da cidade, desde os tempos romanos. Um super passseio pela Paris da arqueologia!

Nenhum comentário: