domingo, 5 de maio de 2013

Nova nota de 5 euros

Para nao se surpreender, para quem conhece as notas de Euro, foi lançada pelo BCE (Banque Centrale Européenne) uma nova nota de 5 na semana passada. A partir de agora as duas versoes da nota de 5 vao coabitar nossas carteiras.






A nota de cima é a antiga, e a de baixo é a nova. A cor mudou e "Euro" em cirílico foi acrescentado, abaixo dos alfabetos latim e grego. E na parte de cima, à direita (na foto) o rosto da Europa é uma novidade, ele nao existe na nota antiga.

Vai ser mais dificil falsificar esta nota em relaçao a anterior. So' em 2012 a policia européia (de varios paises) recuperou mais de 250.000 notas de 5 falsas.
A nova nota também sera' mais resistente aos liquidos e às dobras. que bom, porque tem muita nota de 5 "lixo" circulando por ai'.

A primeira versao nota foi criada ha' 11 anos, para o nascimento do Euro.-. Ela continuara' valida, a BCE vai fazê-la morrer aos poucos, retirando da circulaçao aos poucos, até desaparecerem completamente. Essa limpeza ou troca de notas vai durar alguns anos.

As outras notas, de 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros também terao novas versoes. A BCE vai publicar a informaçao drante este mês de maio.

Ha' um "papo" sobre a supressao da nota de 500 : pouquissimas pessoas usam a grande maioria nunca viu. A supressao da nota causaria uma desvalorizaçao de 7,4% perante ao dolar o que poderai incrementar a economia européia, aumentando as exportaçoes. E contribuiria a diminuir a lavagem de dinheiro. Uma das razoes do presidente Nixon ter decretado o fim da nota de 500 dolares em 1969 (a outra razao era lutar contra o crime organizado).
Nao esta' na roadmap do BCE, mas tem muito economista falando disto.

Nenhum comentário: