sexta-feira, 5 de abril de 2013

Almoçando em Fontainebleau e visitando o castelo

Contei aqui sobre a vantagem do passe Navigo que é dezonado nos finais de semana. Para quem mora em Paris é uma bençao financeira para ir mais longe, além dos limites da cidade sem esvaziar completamente a carteira.

O passeio que vou descrever pode ser feito sem a reduçao do passe Navigo, dou as informaoes de como chegar e quanto custa no final do post.

Nosso primeiro passeio para explorar a Ile de France foi uma ida à Fontainebleau para visitar o castelo e almoçar por la'. A motivaçao primeira deste passeio foi ir almoçar em algum lugar diferente e legal para comemorar o meu aniversario. Como gostamos de almoçar em bons restaurantes e que sabemos que existem muitos que sao bons fora de Paris, esta era uma oportunidade para unir o util ao agradavel. Resolvemos entao almoçar fora de Paris e ir passar o dia em um lugar onde se possa fazer um passeio cultural.
Fontainebleau é uma boa pedida, é uma cidade que corresponde aos critérios que coloquei acima. E' longe o suficiente de nossa casa, mas nao tao longe assim que ainda permite passar o dia passeando.  digo isso, mas tem gente que mora por ali e vem trabalhar todos os dias dentro de Paris...

O passeio escolhido
Decidimos organizar nosso dia com a visita do castelo e do jardim de manha, o almoço em um restaurante legal, mais passeio pelo jardim se ainda quisessemos passear e volta para casa.

Chegamos na cidadezinha, na estaçao de trem Fontanebleau-Avon (sera' que on ome da nossa marca de cosmétciso vem dai'?) pegamos o ônibus até o castelo. Fizemos um passeio ligeiro pelo jardim e entramos logo no castelo.

Uma parte do castelo de Fontainebleau pode ser visitada em visita livre, sem guia, sao os Grandes Apartamentos e o Museu Napoleao.
A outra parte so' pode ser visitada durante as visitas organizadas pelo museu com o guia local, sem reserva, ou acompanhado de um guia profisionnal independente que reservou um horario.
Para a visita organizada pela equipe do castelo é so' chegar um pouco antes da hora de uma visita guiada, o preço ja' esta' incluido na tarifa da entrada. Nesta época do ano existem dois horarios, um  pela manha, às 10h e um outro à tarde, às 14h30. Estas visitas sao geralmente em francês.
Se nao quiser fazer a visita guiada ou chegar fora de hora, a compra da entrada da' direito ao audiofone para a visita livre. Ele é otimo. No inicio achei que faltava informaçao, mas no final das contas tem muita informaçao que esquecemos parte do que ouvimos.
A visita dos apartamentos seguindo o audioguia dura 2 horas. Foi o que fizemos. So' seguindo este pedaço da' para se ter uma otima visao geral do castelo e muitas informaçoes de historia da França.

Um pouco da visita
O Castelo de Fontainebleau foi evoluindo ao longo dos séculos desde a idade média. Hoje so' subsiste desta época (1137) uma torre medieval.

Os Grandes apartamentos apresentam os aposentos que foram de Francisco 1°, de seus sucessores, das rainhas, as ante-salas, as salas da guarda, sala de baile, lareiras magnificas, um quarto de uma amante transformado em escada, a Galeria de Diane, de 80 metros de comprimento e que servia de passeio para a rainha, ela tomava ar dentro do castelo (por isso que a realeza tinha sangue azul: nao tomava sol, eram branquinhos, entao as veias, azuis, se sobressaiam sobre a pele, em relaçao ao povo, que saia, trabalhava no campo e tinha entao a pele curtida), e que virou biblioteca depois, a sala do trono de Napoleao que tinha sido antes o quarto do rei Francisco 1°.

As fotos com flash nao sendo autorizadas e as salas nao sendo muito claras, nao tirei fotos do interior do castelo. O castelo pode ser "explorado" pelo site proprio.

Um pouco de historia
Contando uma rapida historia, o castelo começou a ser reconstruido à partir de 1528 pelo rei Francisco 1° (1494-1547) seguindo a corrente artistica da época o Renascimento. Ele voltou para a Ile de France depois do tempo que foi prisioneiro do rei Carlos Quinto  (em 1525, ele ficou quase um ano preso depois da Batalha de Pavia). ele apreciava Fontainebleau para a caça na floresta. Ele entao criou alas, mandou fazer portas de inspiraçao italiana, mandou fazer a Bela Lareira, concebida pelo artista renacentista italiano Primaticcio.
Ele inclusive mandou construir um corredor que é mais uma galeria para seu uso exclusivo, para espanto nosso, bem normal na época imagino eu: ela unia seus apartamentos na ala que ele aumentou (onde ha' a torre medieval) à capela do convento vizinho e que era situado dentro do dominio do castelo. A galeria tem 63 metros de comprimento e é toda decorada por artistas renacentistas italianos (Rosso, Primaticcio), frescos, pinturas e escultura em madeira. Durante seu reino so' o rei tinha a chave para abrir e fechar a galeria. Ao longo da galeria podemos ver entre os varios decores, salamandras, no estilo como a da foto ao lado.
A salamandra é um animal que faz parte do emblema e da devisa de Francisco 1°. Ela simbolisa geralmente o poder sobre o fogo, pois ela  este resiste bem ao fogo. A devisa Nutrisco et extinguo (Alimento-me (do fogo) e extingo (o fogo)) leva todo o sentido quando a referência à esta particularidade da salamandra.

O proximo a fazer obras no castelo foi o Henrique II, o segundo filho do Francisco 1°, que sucedeu a seu irmao mais velho (que morreu sem deixar herdeiros).
Um ponto interessante de suas modificaçoes no castelo foi a nova decoraçao da Sala de Baile, com novas pinturas e como todos os reis, acrescentou sua insignia à decoraçao. Detalhe interessante, em alguns pontos da sala de baile, sua insignia, um H entrelaçado com meias luas, faz pensar que ele faz alusao à sua esposa, Catarina de Médicis, mas também à sua amante, Diane de Poitiers, pois o H entrelaçado lembra um C mas também um D...

Pequeno fato historico interessante : foi o Henrique II que enviou vice-almirante Nicolas Durand de Villegagnon instalar a colônia francesa no Rio de Janeiro. (Ver aquele castelinho meio esverdeado na Baia de Guanabara, proximo ao centro da cidade, a ilha de Villegagnon).

O seu sucessor, Henrique IV (1553-1610) também contribuiu muito para o desenvolvimento deste castelo. Ele construiu o patio Oval, na ala medieval, em frente à torre, acrescentou uma porta monumental, conhecida como a porta do batistério,onde seu filho Luis XIII foi batizado (a porta foi chamada assim depois do batizado).

O proximo a fazer falar muito do castelo foi o Napoleao 1er, aquele das guerras. Ele fez do castelo uma residência imperial e mudou toda a mobilia existente. Ele saiu deste castelo para sua ultima prisao na ilha de Elba.

Depois da visita, demos um passeio rapido pelo jardim. Nao fomos muito longe porque estavamos um pouco cansados e porque tinhamos feito reserva no restaurante!
Olhem a travessura da fonte num dos jardins : Diana a caçadora, também representaçao da amante de Henrique II, com seus cachorros. A agua escorre porque os cachorros estao fazendo xixi!!


O almoço
Haviamos reservado uma mesa para as 13h no restaurante Le Caveau des Lys. Por isso podiamos fazer a visita do castelo de manha.
Nosso interesse por este restaurante é que nos guias ele é apresentado como uma cozinha acima daquela dos bristrots, diferente daquela comida de restaurante para ir sempre. Uma particularidade do restaurante esta' no nome dele: ele fica situado em uma cave do século 17, ou seja no porao de um prédio. A decoraçao do local é sobria e achei estar sob as abobadas de pedra muito legal.

Almoçamos tranquilamente, nao haviam muitos clientes ao mesmo tempo que nos. Mas achamos que se estivesse cheio poderia ser barulhento.

Por um preço idêntico ao que pagamos, teriamos ido em um restaurante médio dentro de Paris. Este esta' situado em uma categoria acima dos padroes médios.

Nao nos decepcionamos com nossa escolha feita lendo opinioes na internet. Os pratos eram bonitos e apetitosos.
Adorei a decoraçao, era super criativa.

Sou totalmente incapaz de dizer o que Maridô comeu, algo com pato, batatas, purê de cenouras.

Eu comi um espeto de camaroes (gambas), nozes de Saint Jacques sobre um risotto, com cenouras, abobrinhas e cebolas cozinhas do xarope de granadina, o que da' aquelas bolinhas vermelhas no prato. Achei super original.

A disposiçao da comida, a decoraçao de folhas de espinafre, brotos de ervilha (para mudar do broto de bambu) estava otimo.

Nao tirei foto da sobremesa pois nao deu tempo : pedu um crumble de maça. Mesmo ele era orginal : veio em uma taça em forma de globo, transpasrente, com uma abertura claro. Nesta abertura havia uma tampa de chocolate, uma placa fica que a garçonette fez derreter quando entornou o caramelo quente por cima. So' de lembrar estou morrendo de vontade de comer de novo.

Depois, so' deu vontade de dar uma voltinha pela cidade, ver as pessoas passeando, e fomos andando tranquilamente até o ponto de ônibus para ir para a estaçao de trem e dali voltar para casa.


Informaçoes praticas

Como chegar : trem à partir da estaçao Gare de Lyon, faça uma pesquisa de horarios no site do Transilien com partida de Paris Gare de Lyon e chegada em Fontainebleau-Avon (é dai' que vem o nome dos nossos cosméticos??).
Para realizar nosso passeio, num sabado, pegamos o trem das 9h19 para ir e o das 16h para voltar. A viagem é feita em 41 minutos.
A tarifa é 8,65 euros por trajeto. Para quem estiver fazendo turismo e estiver pensando em ir até la, ou por até Versalhes um outro dia, pode comprar o Paris-Visite zonas 1-5.

Uma vez em Fontainebleau, pegar o ônibus n°1, o ponto fica na frente da estaçao de trem, e descer na parada "Château / Castle" (depois de uns 10 minutos de trajeto). A parada fica quase em frente à entrada do castelo (pelo jardim). Os horarios do ônibus estao neste link. Sabado o ônibus passa de 30 em 30 minutos.

Para organizar a visita ao castelo : informaçoes no site oficial do castelo.
O preço da entrada para a visita livre é 11 euros, com o audioguia incluido. Para a visita das outras partes do museu ha' um complemento de tarifa à pagar. (Verifique antes no site do museu se ouve alguma modificaçao e para reduçoes e condiçoes particulares).

Cartao do restaurante
O restaurante : Le Caveau des Lys  - 24 rue de Ferrare, Fontainebleau.
Telefone para reserva : 01 64 24 60 56
Existem um menu por 45 euros (entrada, prato, queijos, sobremesa). Nos fizemos nossos pedidos fora do menu pois nao iriamos comer tudo. Gastamos um pouco mais que o menu, mas comemos a quantidade comida que queriamos. Um ponto ineressante é que o restaurante propoe alguns vinhos à taça, entao cada um pode pedir um vinho diferente se nao quiserem pedir uma garrafa (uma garrafa é muito para nos dois, ja' se foi os tempos em que bebiamos uma garrafa de vinho e ainda pediamos mais hehehe).


Nenhum comentário: