sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Dama de Ferro

Nao, nao vou falara da Maggie. Estou me referindo à Torre Eiffel, simbolo de Paris.

A Torre foi inagurada em 31 de março de 1889 - daqui ha' alguns dias vai ser seu aniversario! Bolinho para ela!

A Torre foi construida para a Exposição Unversal de 1889. Seu nome vem do engenheiro que a concebeu, Gustavo Eiffel. Ele projetou uma estrutura de ferro e aço, tipo de construção que era ainda grade novidade na época da construçao. Esta obra permitia à França de mostrar todo o seu saber e sua tecnologia. A construçao também festejava o centenário da Revolução Francesa.

A Torre foi construída em dois anos, de 1885 a 1887. Ela tem 300 metros de altura, com a antena de televisão ela chega à 324 m. São mais de 10.000 toneladas de ferro e aço. São 3 andares (no 2° tem um ótimo restaurante, o Jules Verne, leitores do Conexão Paris testaram), vários elevadores e para os corajosos, pode-se subir de escada (1665 degraus).

Era uma construçao temporaria, ela deveria ser destruida depois da exposiçao universal. Mas duvi-d-o-do que alguém acreditava mesmo que ela ia ser destruida! A trabalheira para a construçao??

Como presente de aniversário por sues 120 anos, a Torre foi pintada. O trabalho durou um ano e meio.

A Torre é o principal ponto turístico da França. Ela é imperdível. Em 2008 ela bateu o record de frequentação : 7 milhões de pessoas a visitaram. De todos os andares tem uma bela visão de Paris e sua região. O  andar que prefiro para apreciar a vista é o segundo pois estamos a uma certa altura, da' para ver a cidade toda de cima, até fora da cidade, mas tudo nao esta' tao longe assim, as fotos ficam bacanas. Do 3° andar a vista também é legal, mas os prédios de Paris saem tao pequenos que depois nao tem muita coisa para ver na foto. Ou até tem, muitas miudezas.

(Mas falando em vista, eu prefiro mesmo é apreciar a vista de cima do Arco do Triunfo : bela vista de Paris, de um ponto não muito alto, com a Torre como parte integrante da vista panorâmica.)

Para a mudança de século, foram colocaram umas « luzinhas »  que a fazem brilhar de uma maneira mágica todoas as noites (20.000 lâmpadas !).
A iluminaçao era temporaria, so' para a virada do século, no ano 2000. Mas a cidade, os parisienses e os turistas gostaram tanto que a iluminaçao ficou.

Para a mesma ocasião, a virada do século, foi colocado um farol em seu cume. Todas os dias, quando começa a noitecer, ela brilha durante os 10 primeiros minutos de cada início de hora, e esse balé iluminado vai até as 2 da manhã, quando ela apaga para dormir.

No ano 2000 eram lâmpadas "normais", que haviam sido colocadas. Imaginem a conta de luz! A instalaçao foi trocada em 2003 e um novo tipo de lâmpada foi colocado, mais econômica.

De vez em quando ela se veste com outras cores : de vermelho para o Ano Novo Chinês em 2004, de azul , branco e vermelho para a Copa do mundo de rugby em 2007, e em 2008 ela foi vestida de azul (pela segunda vez) para comemorar a presidência francesa de Europa.
Linda não ?

As vezes no inverno ela fica timida. Ou fica com frio e coloca um boné que cobre todo o seu topo.

Informaçoes praticas
Aberta todos os dias do ano (salvo mudanças) :
das 9h00 até meia-noite, de 15 de junho até 1° de setembro.
das 9h30 às 23h o resto do ano
Final de semana da Pascoa e nas férias escolares francesas da primavera ela fica aberta até meia-noite.

Tarifas
As tarifas variam de acordo com o andar que ser quer visitar, se quer subir de elevador ou de escada (até o segundo andar). Sim, escada! Quando a grana esta' curta é uma maneira de economisar.

Adultos :
até o topo da Torre : 14 euros (a tarifa aumenta hoje, 2 de abril para 14,50 euros)
até o 2° andar (de elevador) : 8,50 euros
até o 2° andar (de escada) 5 euros

Crianças com menos de  4 anos nao pagam.
O detalhe de todas as tarifas estao no site oficial da Torre.

No site oficial da Torre Eiffel : www.tour-eiffel.fr é possivel recuperar informaçoes em francês (versao mais completa do site) ou inglês, português e outras linguas. Pode-se até carregar um guia (pdf) para a visita.

Nenhum comentário: