domingo, 31 de março de 2013

As entradas do metrô de Paris

As entradas do metrô de Paris, enfim o que resta do que foi construido no inicio do século 20, podem ser vistas em algumas entradas de estaçoes de Paris, na Porte Dauphine (linha 2, foto ao lado), em Montmarte (Abesses, linha 12).

Estas entradas foram criadas por Hector Guimard (1867-1942), um arquiteto francês  principal representante do Art Nouveau na França.

As entradas do metrô parisiense foram criadas entre 1900-1903.  Elas sao pequenos edifcios, ou descidas simples, sao estruturas modulares onde triunfa uma decoraçao vegetal estilisada.

A flora e a fana sao explorados nestes edificios. As inspiraçoes para a realizaçao sao caules, folhas, ou patas de insetos. Guimard transpôs a natureza em seu trabalho.

Entre 1888 e 1928 ele construiu varios edificios em Paris: encomendas de conhecidos, admiradores de seu trabalho, concursos que ganhava. A grande maioria dos edificios que ele criou e fez construir estao situados no arrondissement 16.

Guimard inovou na utilização de materiais, na concepção arquitetônica, no estilo decorativo. Cada obra pode ser considerada como um trabalho  total:  uma casa era concebida das fundações até as maçanetas das portas.

As entradas do metrô foram inscritas como patrimônio historico em 1978.

Gosto muito da obra, ou das obras, do Guimard. E morando em Paris tenho a sorte de tê-las à mao, o museu Guimard ao ar livre!
Vale a pena passear por Paris para aprecia-las.



Nenhum comentário: