sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ano Novo em Paris: não espere fogos de artificio

De vez em quando me perguntam, me dizem que festejar a passagem do ano em Paris deve ser ma-ra-vi-lho-so e muuuuito liiiiindo.

Não, não é.

Creio que é a unica grande capital deste planeta onde a cidade não organiza uma queima de fogos, não tem nada demais nas ruas além de muitos turistas esperando alguma coisa acontecer.
Nada acontece nos Champs Elysées, nem apagar e acender as luzes do Arco do Triunfo acontece.
A unica coisa que pode acontecer é que apaguem as luzes da Torre Eiffel, as normais, e as acendem à meia-noite. So', mais nada.

Sim, é legal passear pela cidade iluminada, mas isto podemos fazer antes da virada do ano. A cidade iluminada pelas decorações de Natal é linda.

Os parisienses mesmos, estão em festas em casa de amigos, em bares e restaurantes, ou em casa sozinhos ou viajando.
Em geral, Maridô e eu viajamos para algum lugar legal (como Rio de Janeiro, Veneza, Berlim...) ou fazemos um jantar bem bacana em casa. Ou vamos para a casa de amigos. Como os parisienses que somos.

Você pode sair com sua garrafa de champagne para brindar na rua, ninguém vai te parar por isto (em geral não se deve consumir bebida alcoolica descaradamente nas ruas, vc vera' alguns rapazes e moças com um pacote de papel e uma garrafa dentro, mas as vezes eles não estão nem ai').
Assim, com esta garrafa, a gente se encontra passeando com um trambolho de mais ou menos 1,8 kg (o peso médio de uma garrafa de champagne cheia) até dar meia-noite.
Mais as taças que também vão na mochila/bolsa - ah, ja' que levou a garrafa, não vai levar copo de plastico, não é mesmo?

Depois, tem que achar um lugar para se jogar fora a bendita da garrafa vazia. Não se encontra muito facilmente latas de lixo nas ruas, principalmente nos Champs. Principalmente para evitar ataques terroristas. As latas de lixo não são latas, mas uma bases de ferro, com uma boca redonda onde se coloca um saco plastico verde.

Uma das raras vezes em que fui passear nesta ocasião nos Champs Elysées, fiquei horrorizada vendo os pivetinhos bem grandes, em geral maiores de idade, andando nos Champs e jogando de vez em quando uma garrafa achada vazia no meio do caminho na cabeça do pessoal que esta' passeando no meio da avenida, pois para esta ocasião ela é fechada aos carros.

Faz tempo que não fui por estas bandas comemorar a virada do ano. Não irei tão cedo.

Queima de fogos bonita por aqui, so' no 14 de julho, em comemoração da Queda da Bastilha. Na area da Torre, com estilo musical acompanhando, demora mais de meia-hora.
Isso fica para uma outra vez.

Agora que eu acabei com o mito do Ano Novo nos Champs Elysées...

Feliz Ano Novo!
Que 2013 seja um ano cheio de saude, paz, amor, sucesso e muitas viagens!

Nenhum comentário: