domingo, 21 de outubro de 2012

Procurando uma farmacia

Ha' umas 3 semanas precisava achar uma farmacia aberta no domingo. Praticamente nenhuma farmacia abre aos domingos. Existem umas poicas em Paris que abrem todos os dias. Quando estamos longe destas que abrem sempre, o negocio é achar as pharmacies de garde, aquelas que abrem excepcionalmente. Os donos de farmacias se organizam entre eles para que nem sempre sejam os mesmos que abrem no domingo.
Um bom site para achar uma farmécia aberta é est site que lista as pharmacies de garde em Paris e na França!
A procura se faz por departamento, cidade, ou por data.

No site da prefeitura de Paris, ha' um artigo que indica onde achar farmacias abertas à noite, domingos e feriados. Muito interessante saber disto.

Quando precisamos de médicos nos finais de semana ou à noite em Paris, duas soluções :

- ou se vai na emergência de um hospital, correndo o risco de passar horas e horas esperando (se o que vc tiver não for grave, os casos mais graves e urgentes passam na sua frente), o que não recomendo

- ou liga-se para o SOS Médecins : 01 47 07 77 77 ou numero curto 36 24. Explica-se os sintomas pelo telefone e segundo a gravidade, o médico-telefonista indica em quanto tempo um médico vai passar na sua casa ou hotel ou se vc deveria chamar o 15 (SAMU).

SOS Médecins Pairs Ile-de-France
SOS Médecins France

Esta consulta médica tem que ser paga na hora, quer seja vc turista ou francês ou estrangeiro morando na França.
Tendo-se a cobertura social francesa, Sécurité Sociale, pede-se reembolso, e tudo é reembolsado segundo a grade estabelecida para isto (a sua mutuelle sempre completa este reembolso, para quem pode ter uma, estes planos de saude complementares custam uma baba).
Se vc estiver por aqui no meio de uma viagem de turismo, é bom entrar em contato com a empresa com a qual vc contratou um seguro viagem. Dependendo do seu plano, eles vão pagar a consulta para vc ou vc garante o reembolso voltando para o Brasil.

Pois é iss...atchim!


Nenhum comentário: