terça-feira, 9 de agosto de 2011

Um amigo das escadas do metrô

Entro e saio de uma mesma estação de metrô parisiense todos os dias da semana util, indo e voltando do trabalho.

As vezes ha' um rapaz de uns 30-35 anos, com carinha de cachorrinho abandonado, ou do gato de botas do film Shrek (mas sem o chapéu e as botas), sentado mais ou menos no 15e degrau das escada (na subida).

De vez em quando o vejo sentado ali. Ja' vi algumas pessoas pararem para conversar com ele, em particular um engravatado. Pastinha 007 no chão, encostado na parede, foi assim que o vi duas vezes.

Isto me intrgigou. Observei o rapaz pedinte de um canto d eolho, a cada vez que eu passo por ali.

Sempre limpinho, na dele. Colocou uma paquinha de papaleão aos pés, podemos lê-la quand subimos a escada. Mas ele não pede nada, esta' escrito na plaquinha, não pede nada além do que esta' ali "algum dinheiro para comer".

As vezes compro uma maçã no refeitorio do trabalho e não como, levo para casa para comer em casa.

Uma vez voltando com minha maçã na bolsa, la' estava o moço. Saquei a bela maçã vermelha e entreguei para ele. Prefiro dar comida do que dinheiro, mesmo se como dizem, uma vez que vc deu algo, não mais o seu problema o que a pessoa faz com o que recebeu. Não gosto de dar dinheiro, pois não quero que usem para beber, prefiro dar comida, quando dou alguma coisa (pois tem muito falso mendigo aqui em Paris..... sim, pessoas que precisam, mas que têm ajuda de ONG e outros organismos e que tb pedem dinheiro no metrô, para ganhar mais).

Ele me agradeceu com um grande sorriso. Não fiquei para ver se ele a comeria imediatamente o não.

Continuo passando pelo mesmo lugar todos os dias. Desde então, quando ele me vê subindo a escada, ele me olha fixamente, ele espera que eu olhe para ele e me sorri, com um sorriso enoooorme, e me diz "Bonsoir". Respondo de volta. Agora, tenho vontade de comprar todos os dias uma maçã,n para quando voltar para casa, se ele estiver na escada poder entrega-la para ele.

Hoje eu tinha uma comigo, mas ele não estava. Não tem importância, uma outra vez ele estara e eu terie uma maçã.

Nenhum comentário: