quarta-feira, 20 de maio de 2009

Minha primeira vez

Foi ha' pouco tempo. Estava nervosa. A experiência era nova para mim, nunca tinha vivido aquele momento, nao sabia como as coisas iam acontecer.
Eu tinha hora marcada, o que facilita as coisas, mas que na realidade é a maneira normal, ninguém decide do nada "vou ali fazer uma mamogafia e ja' volto".

Minha vista anual foi logo apos meu aniversario de 40 anos. Revendo minha ficha, foi facil para ela fazer os calculos, de 10 em 10 qualquer um consegue (eu espero!).

Não sabia o que esperar, não sabia como iria acontecer. Minhas amigas mais proximas são mais jovens do que eu e ainda não chegaram nesta fase. Minhas amigas mais velhas ja' passaram por isso e não é nenhuma novidade.
Tenho tido tão pouco tmepo livre que vejo minhas amigas cada vez menos. Estamos certamente perdendo o ritmo, não fazemos mais as mesmas coisas ao mesmo tempo, as prioridades de uns e outros mudaram, as minhas também (no momento é descansar!), minha amiga do peito, como sutiã, foi-se embora, orkut-skype não é a mesma coisa, fazer o quê.

Minha gineco decidiu me mandar fazer o exame pois calhou de eu estar no consultorio proximo à meu aniversario e que normalmente à partir dos 40 anos de idade as mulheres devem fazer um contrôle a cada 2 ou 3 anos.

Como virei quarentona, la' fui eu.

Deu aquele friozinho na barriga. Li um pouco sobre o exame na internet, e aqueles recitos de que a sala é fria, e a gente ali pelada, toda arrepiada.
Onde fui a sala estava numa boa temperatura, não senti frio. Ja' me acostumei a fazer exames médicos quase que pelada, aqui na França não tem frescura de usar blusinha para esconder qualquer coisa, é tudo à mostra para quem estiver na sala (tipo, em ginecologista, 95% das vezes vc tira a roupa ali mesmo na frente do/da médico/a, sobe na mesa de exame ali mesmo e se prepara assim mesmo. As vezes, para salvar, tem uns consultorios onde pelo menos tira-se a roupa numa saletinha ao lado, mas depois volta-se peladona para o consultorio e sobe na mesa de exame, etc.

Era uma operadora de radiologia. Ainda bem. Teria me sentido meio mal se tivesse sido um homem manipulando meus queridinhos, achata para a direita, achata para a esquerda, pressiona de cima, de lado, cole-se à maquina, não respire, segure aqui, puxe o ombro para tras, cuidado com a cabeça, prenda a respiração. Agora vamos fazer a mama esquerda. Re-achata para a direita, re-achata...

Na saletinha de espera eu espero. Me vesti. O médico examinador de chapa me chama. Manda eu deitar. Me diz que vestida não vai dar. Não da' para quê? O que vc quer fazer comigo? Uma echo. Mas por quê? Eu não vim fazer uma mamografia??? Mil desculpas mas eu nunca fiz mamografia não sei commo é, nem como funciona, é minha primeira vez, sabe? Apesar da maneira de falar rispida, a médica pediu desculpas, e explicou que ia fazer uma echo das mamas, que eu precisava tirar a parte de cima de novo. E o motivo? Eh qu enão tenho gordura o suficiente nas mamas então a mamografia saiu meio opaca, não da' para ver direito. Oh!

(A boa noticia daquele dia: ha' um lugar do meu corpo que não esta' cheio de gordura!)

Depois nos mandam de volta para a sala de espera. Para esperar o resultado.
Espero. Observo as pessoas na recepção.
A moça que passou depois de mim, eu a ouvia na sala de exame ouvi o pânico em sua voz quando a operadora disse "ha' um problema. O quê? Qual? O que vc viu? Não senhor,a não se preocupe, o problema é o computador!"
Um homem lia. O que fazia ali? Esperava a moça que pasosu depois de mim, era seu marido. Que lindo dividirem tb este momento.
Duas mulheres sos esperavam, duas outras esperavam com as filhas que tinham menos de 40 anos. Familias com historia de cancer?

Peguei meu resultado, as chapas. Li ali na saida mesmo : tudo normal.
Voltei para casa.

Ele pediu desculpas por não ter ido comigo. Tudo bem, não te chamei. Na proxima vc vem meu bem!

2 comentários:

Bubusca disse...

Hahahaha poxa, o medo era da "mammo" ou foi o numéro 40 que te perturbou? Nega, no meu corpo há gordura por todo lado e nesse lugar é pior ainda kkkkkkkk mas eu tive uma surpresa na minha 2a mamografira (calcula minha idade). O médico disse que eu tinha que refazê-la no mesmo dia e, depois disso, refazê-la com 6 meses. No final ele se sentiu assegurado mas eu nao. Vou fazer uma de novo este ano.

Juh Rio disse...

Acho que foi um pouco dos dois. putz. A quando ainda escrevem com todas as letras nullipare. Putz. Nao sou nula nao meu! Vai para ponte que partiu!
kkkkk