domingo, 20 de janeiro de 2008

Final de ano, Natal, presentes

Tudo bem, ja' estamos no inicio do ano, mas como estava no Brasil no Natal, a familia daqui quis que festejassemos o Natal na nossa volta. Dito e feito, final de semana passado, foi Natal.
O Papai Noel passou e deixou muitos presentes.

Eu acho que na fmailia daqui da-se presentes demais pois não é cada pessoa da' um presente para cada um (o que faria 5-6 presentes por pessoa), mas cada pessoa - bem, "eles" - recebem uns 7-8-9 presentes porque Natal é presente.

Ai' complica a minha relação amical com eles pois acho demais. Dar tanto presente assim no Natal é sucumbir ao apêlo comercial "compre-compre-compre". Acho exagerado. Ainda mais que não tem criança na familia, então acho que não precisa. Fico imaginando o dia que tiver criança. Não vou gostar porque se forem meus filhos vou achar demais, não se pode dar tanto presente assim, as crianças têm que aprender o valor das coisas e não a montanha de presentes que aparece todo ano no Natal (e mais a montanha de presentes que aparece durante o ano).

Ao mesmo tempo, talvez eu ache que não precisa isso tudo so' tendo adultos na familia, um pouco por convicção, e um pouco porque não cresci assim. Eu aprendi que o espirito de Natal é outra coisa e não essa abundância desvairada de presentes dessa familia daqui. Principalmente porque não somos trilhonarios. Nem milhonarios (nem temos milho grande!!).

Mas deixa pra la', não é por isso que resolvi escrever.

O que motivou esse post foram uma parte dos meus presentes.
Acho que recebi presentes demais como sempre, e do jeito que eles fazem, a pilha de presentes sem cartão, sem nenhum bilhetinho, vc nem sabe quem te ofereceu o quê. E como sempre os presentes devem vir de minha sogra e de minha cunhada, somente. Tudo bem, tb não sei que dar de presente para meu sogro.

Pois bem, ganhei 5 presentes (dois a mais do que deveria, pois afinal eles sao 3): um livro (do Umberto Eco, sobre a feiura, ja' tenho o da beleza) e um cd (do Mika - os dois eu tinha listado num blog "presentes para mim" que ele puderam consultar). E os 3 outros presentes?
Eram então presentes para mim: um vaso de flores e um conjunto de mesa, design, para colocar azeite de oliva, vinagre, sal grosso e pimenta. Muito bonito.
Esses objetos não são presentes para mim, mas para minha casa.

Me lembro então de minha mãe: quando éramos pequenos eu e meu irmão davamos presentes para a casa e não pra ela, em qualquer festa: dia das mães, aniversario, Natal. Até que aprendemos a dar presentes para ela, para sua pessoa minha mamãe, e não para a casa, nossa casa.

Voltando à minha familia francesa... não sei o que é pior ou melhor: receber presentes para a casa (até bonitos) ou receber presentes para minha pessoa. Mas estes ultimos podem ser coisas que não gosto, como uma bolsa que elas acharam linda, eu achei que não tem nenhuma relação com minha pessoinha (para não dizer que não gostei messsssmo). E como eu gosto da cor vermelha , quando é para mim, para vestir, so' ganho coisas vermelhas: cachecois, blusas, ainda não recebi meias nem calcinhas!!!! Sera que vai chegar?
Eu tb gosto de outras cores, tb uso outras cores, ja' me viram varias vezes com outras cores: azul, vede, bege, preto... por que so' me dão vermelho???

Familia, familia,
cachorro, gato, galinha...

Nenhum comentário: