segunda-feira, 8 de maio de 2006

Mês dos feriadões

Aqui na França, maio não é o mês das Noivas, mas o mês dos feriados.

1° de maio, 8 de maio e tb vai ter dia 25 (Ascensão). E', o país é republicano (e laique) mas tem feriado religioso.

O 1° de maio é a mesma coisa para todo mundo, dia do trabalho. Ninguém trabalha salvo aquelas pessoas que trabalham. Héhéhé. Eu trabalhei pois ainda estou empregada numa empresa que funciona 24h/24, 365 (ou 366) dias por ano. Mas, na prática meu último dia foi sábado, antes de ontem, mas oficialmente termino na 6a feira dia 12/05 às 23h. Afe. Começo no meu novo emprego dia 29 de maio (por que não dia 1° de junho??).
Até lá vou fazer nada. Ou seja, vou estar mais ocupada que de costume!

8 de maio é o feriado para comemorar o Armistício do dia 8 de maio de 1945, o fim da 2a Guerra Mundial, a vitória dos Aliados. A Alemanha se rende em Berlim e assina neste dia sua rendição. A tradição quer que para marcar estas comemorações, o Presidente da República Francesa coloque uma coroa de flores sob o Arco do Triunfo, sobre a tumba do Soldado Desconhecido.

Não me perguntem o por quê: o feriado é da 2a Guerra, mas o soldado é da Primeira. Vejam mais abaixo.

O tratado foi assinado dia 8 de maio, a calma voltou na Europa, mas a guerra continuou a literalmente pegar fogo no Pacífico e só terminou mesmo em setembro, mais precisamente dia 2, quando o Japão finalmente se rendeu (depois dos "episódios" das bombas atômicas).

O dia 8 virou feriado não trabalhado em 1981, na França, mas não é feriado nem nos States nem na Grande Bretanha, que venceram messssmo os nazistas, liberaram a França em 1944, etc e tal. E na Rússia o feriado é dia 9.
(Francês gosta de um feriadão, heim?)

Quero is passear na Normândia, nas praias do desembarque aliado em 1944. Eu indo, aviso e mostro as fotitas!

Como se diz por aqui, pour la petite histoire do Arco em "si"...

Napoleão, esse mesmo que conhecemos, encomendou o Arco em 1806, ele queria um monumento para comemorar suas vitórias. Ele queria que fosse construída uma avenida triunfal, à partir do Arco, atravessando o Louvre e a praça da Bastilha, para se terminar na praça das Nações - entendam: a avenida atravessaria a cidade de Paris toda.
O projeto de Chalgrain, o arquiteto, é inspirado da Antiguidade. Ele idealizou um monumento medindo 50m de altura e 45m de largura, com baixos relevos de todos os lados. As fundações do monumento foram feitas em dois anos. As obras foram interrompidas quando o Napoleão teve suas primeiras derrotas e abandonadas sob a Restauração (da Monarquia). Elas serão finalmente terminadas entre 1832 e 1836, sob Luis-Felipe, um rei.
O Arco é recoberto de 4 baixos-relevos. O que fica à direita, vindo da avenida dos Champs Elysées, representa a Partida dos Voluntários de 1792 (neste site, In Secula, vcs podem ler sobre as esculturas, em francês ou inglês). Esta obra do artista François Rude também é conhecida sob o nome da Marselhesa (e a cabeça original está no Museu d'Orsay e tem um projeto no Museu do Louvre).
A carruagem transportando os restos mortais de Napoleão passou sob o Arco em 1840.
O monumento acolhe, desde 1920, o corpo do soldado desconhecido da Primeira Guerra Mundial.
A chama da lembrança é alimentada (para que fique sempre acesa) todos os dias às 18h30.

Um comentário:

pisconight disse...

Então? Já terminaram os feriados?
;)