domingo, 30 de abril de 2006

1° de Maio

Você vai oferecer lírios do vale? Ou do campo?


Dia 1° de Maio, é o Dia do Trabalho. Mas também é um dia onde os Croissants oferecem estes pequenos lírios aos amigos, família, colegas de trabalho. E’ uma maneira de oferecer felicidade (ou mesmo sorte) àquela pessoa à quem oferecemos o raminho.

Mas por que cargas d’água eles fazem isso?

Esta tradição foi iniciada pelo rei Carlos X que decidiu oferecer à todas as mulheres da Corte um raminho de lírio, isto em 1561. Como ele recebeu um raminho uma vez nesta data, ele gostou da idéia e resolveu lançar a moda.

Mais tarde o dia 1° de Mai foi decretado como “Festa do trabalho”. Na França esta data foi oficilizada durante a 2ª Guerra Mundial, sob o governo de Vichy (Marechal Pétain e Cie). Em 1947, depois da Liberação, o 1° de Maio transformou-se em um dia feriado e pago (ueba!). Desde então, na maior parte dos países da Europa não se trabalha neste dia (e em muitos outros países do mundo! Também é feriado em Singapura, por exemplo, sabiam?) e todo mundo aproveita um finde prolongado para ir passear – três dias com um tempo em geral bonito antes das grandes férias de verão.

(Humpf, achei isto num site qualquer da vida: mas ainda tem o feriado do 8 de maio, do 25 de maio tb. Ou seja tem muuuuito feriado prolongado em maio aqui na terrinha das Baguettes)

O nome latin do muguet (lírio do campo) é: convallaria maïalis. Em inglês ele é chamado Lily of the Valley. Nesta época do ano as florzinhas são brancas e durante o verão elas são vermelhas.

Mas cuidado: as florzinhas e os grãozinhos do muguet são tóxicas! Não se deve comer nem mastigar um galhinho e é óbvio não se deve beber a água do copo ou do vaso onde o raminho foi colocado (vai saber: se tem alguém que é do tipo daquelas pessoas que colocaram o gato para secar no microondas e desde então em aglum lugar do planeta tem esta instrução para não colocar gatos ali dentro...).

Nenhum comentário: