quarta-feira, 8 de março de 2006

Dia Internacional da Mulher

O que podemos dizer?
Primeiro, que é uma pena que este dia tenha que existir para defender as mulheres e seus direitos. Seria ótimo se ele existisse só para nos homenagear, que não fosse necessário falar do fato que mulheres no mundo todo vivem muitas vezes sob leis que não as respeitam, que as diminuem como seres humanos. Que elas – nós – são submetidas a tratamentos deshumanos, à violências conjugais ou da sociedade.

Gostaria que um dia não fosse preiso mais escrever sobre este assunto doloroso, mas somente sobre o fato que as mulheres dão a luz, amamentam, são companheiras, amigas, mães, mulheres. Falr de seus deveres que eles cumprem e com prazer (claro que o mundo não é perfeito...)

Também não podemos esquecer de protegê-las – de nos protegermos. Prestar atenção em nossos corpos, não deixar de ir num ginecologista – muitas mulheres param de consultar depois dos 40 e tantos, mas não devem.

No mais, lembro um site onde cliquando uma vez por dia contribuímos à que mulheres tenham acesso à uma mamografia digital gratuita. Não deixem de cliquar. Não somente hoje, mas todos os dias.


Como apareceu o dia Internacional da Mulher? Assim:

O Dia Internacional da Mulher é uma homenagem a um episódio trágico que aconteceu nos Estados Unidos. Em 1857, mulheres de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se rebelaram contra suas condições de trabalho. Foi a primeira vez que as mulheres se uniram para reivindicar melhorias. Mas a rebelião foi contida de forma violenta, culminando com a morte de 129 tecelãs, que morreram carbonizadas dentro da fábrica. Em 1910 surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975 a Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

E também temos que pensar em todos os direitos da mulher: de votar, de ter uma vida decente, melhores salários.

Viva a mulher! Via eu e todas nós! E todos os homens (bom, em termos não, é? Tem “aqueles” que não dá meessssssmo para dar viva) pois sem eles E as mulheres o mundo não seria mundo!


Outros posts sobre o Dia Internacional da Mulher, uma blogagem coletiva na lista no blog da Denise.

Nenhum comentário: