segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Alugar este apartamento onde moro me foi mostrado como "sorte" : pude alugá-lo pela minha empresa que participa do “1% patronal” ou seja ela investe 1% de seus benefícios anuais na construção e renovamento de alojamentos sociais, ou seja uns equivalentes ao finado BNH e seus empregados tem direito a pedir um alojamento destes (mas n éao tem para todos). Foi uma sorte pois é difícil conseguir um apê destes se tentarmos pela prefeitura de Paris: a fila é longuíssima a espera de uma resposta positiva maior ainda. Você leva seu dossiê na prefeitura, ele estando completo você espera até te chamarem, mas se em 5 (CINCO) anos não obtiver resposta você tem que levar de novo seu dossiê, tudo começa de novo, mais 5 anos, etc. Fazendo o pedido pela empresa a resposta (teóricament) é mais rápida, pelo menos era: consegui o meu em 6 meses. Agora deve ter menos apês livres pois tenho colegas de trabalho que estão esperando há quase um ano.
Pois bem, tive sorte neste ponto, no apê - claro, grande, luminoso (mas não como gostaria), bem dividido. Também tive sorte no fato de ter conseguido alugar um apê não muito longe do centro de Paris, e por um preço que custa a metde do preço normal, se tivesse alugado um através de uma agência imobiliária, ou até diretamente com um proprietário.
O problema, sepodemos falar assim sem chocar os brios de alguém, não é pejorativo o que vou escrever, mas o problema mesmo é que eu e algumas outras pessoas que moramos aqui viemos pelas nossas empresas, e a outra grande maioria está aqui por não terem muitos recursos financeiros, form enviados pela prefeitura, e pelo mesmo tipo de apê que o meu pagam quase metade do que eu pago. Até aí tudo bem que não tenhamos os mesmos valores, a mesma educação, mas é só sermos civilizados. E aqui tem muita gente que não é civilizada que às vezes tenho a impressão de morar numa favelinha: povo que faz xixi no elevador e o casal de porteiros que tem que limpar o mesmo uma vez por dia e não uma vez por semana, neguinho sem respeito para com os outros e que fuma no elevador, neguinho que não desce o lixo na lixeira do prédio, mas o deixa fedendo no corredor durante no mínimo 24 horas e você cheirando o lixo dela enquanto espera o elevador no seu andar, neguinho que joga guimba de cigarro, lenço sujo, saco de bala vazio, embalagem de sorvete, hamburguer e outros na varandinha do vizinho, e outras coisitas mais.
Aí, apesar de tem um super hyper fantástico apartamento, fica a vontade de mudar para um apErtamento, como onde morava antes, três vezes menor que este, onde pelo menos no prédio não tinha esses energúmenos. Eram outros: os que passavam por você todos os dias sem comprimentar, mesmo se deixassem o elevador limpo (mas tinha neguinho que fumava no elevador e tinha a cara de pau de perguntar se incomodava...). Ninguém deixava lixo acumulado em sua porta, só na lixeira para desespero da porteira (também o síndico só colocou duas lixeiras grandes para dois prédios de 6 andares com dois e três apês por andar).
Coisas de primeiro mundo.

Nenhum comentário: