quarta-feira, 1 de dezembro de 2004

Essa Croissant-land pode ser uma piada...

Tipo assim: se vc ficar desempregado aqui vc tem atualmente 23 meses de seguro desemprego - a indenização mensal é calculada segundo o que vc ganhava no emprego que vc perdeu, levando em conta os 12-14 últimos meses, tirnado os XX% do não sei o quê, adicionando os 0,X% de sabe Deus o quê, etc etc etc.

Isso é super bacana quando comparamos ao nosso seguro-desemprego no Brasil...

Pois então, acho isso legal pois permite a muitos amigos de agüentarem a barra pois não é mole achar emprego aqui, principalmente de carteira assinada ou "CDI" (contrat à durée indeterminée - é isso mesmo, contrato de duração indeterminada). Acha-se mais é "CDD" (contrat à durée déterminée) quando se acha - e nunca fácilmente.

Hoje saiu no jornal que o governo vai sancionar desempregados que continuem desempregados.
Como assim?
Existe uma "agência nacional para o emprego", ANPE, onde vc deve se cadastrar quando está desempregado. Eles teóricamente devem te ajudar a achar um novo emprego pois eles recebem anúncios de empresas que procuram contratar alguém (ou alguéns). Isso é gratuito (a gente já paga no imposto). O problema é que pode acontecer de vc não entrar no molde.
Um amigo faz web sites. Ele imagina a estrutura, não necessáriamente o grafismo (pode fazê-lo como pode não fazê-lo). Ele está inscrito na ANPE como... progamador/analista de sistemas pois trabalho com multimídia e internet não existe na base de dados da ANPE. Ou seja, quando oferecerem para ele um emprego de programador que ele não poderá aceitar porque não conhece o trabalho, se ele recusar várias vezes, a indenização que ele recebe vai diminuir drásticamente porque ele recusou um emprego que lhe foi oferecido.

Outra coisa engraçada são as estatísticas do desemprego: simplificando um pouco, o governo só conta as pessoas que estão inscritas na ANPE e num outro órgão chamado ASSEDIC (esse aqui que paga a indenização do desempregado). Se ao final de 23 meses vc continuar desempregado vc não vai mais receber indenização, mas um outro tipo de "salário-ajuda" chamado RMI - revenu minimal d'insertion - dado pelo governo e que é de menos de 400 euros (para informação o salário mínimo é de 1200-1300 euros brutos). E nem sempre essa pessoa aqui, consta da lista dos desempregados. E se após 2 anos recebendo esse RMI (23 meses + 2 anos), vc não recebe mais nenhuma grana, continua desempregado eles não te contam mais como desempregado, vc não existe mais... Isso acontece muito - principalmente com pessoas de uns 45-50 que perdem o emprego e não conseguem achar outro porque mesmo sendo capazes são "velhos" para o mercado de trabalho (o empregador prefere peagr um jovem para poder pagar um salário menos devido ao fato do jovem ter menos experiênciac profissional).
Mas isto tb pode acontecer com alguém mais jovem. Uma amiga de 32 anos está quase nesse caso pois ela é documentalista e simplesmente não há oferta de emprego na área dela há mais de um ano.

Outros que não constam desta lista são pessoas que estão em situação empregatícia precária (trabalhando sem contrato, vc não está inscrito em nenhum destes órgãos, claro porque vc trabalha, mas vc pode vir a não trabalhar regularmente mesmo tendo esse serviço e não poder se inscrever por causa das demandas de papelada do governo).

Enfim. Em qualquer lugar do mundo é melhor ter um emprego que seja legal e pague bem.

Nenhum comentário: