domingo, 24 de março de 2013

Diga-me qual é o seu titulo, e nao sei se direi quem es

Até a invençao dos Saloes de arte, no final do século 17 e inicio do século 18, as pinturas nao tinham titulo. A necessidade de colocar um titulo so' aparece porque o mercado de arte desponta, começam os catalogos e é entao necessario poder dar um nome às obras para que possam ser reconhecidas.

Isto quer dizer que os titulos das pinturas mais antigas sao na realidade acréscimos modernos.
Em geral os titulos sao o resultado de uma descriçao rapida do assunto do quadro ou uma descriçao resumida do que podemos ver no quadro.

Achar o titulo de um quadro religioso pode ser facil em alguns casos :
Anunciaçao, o momento onde o Anjo Gabriel anuncia à Virgem MAria que ela vai conceber o Cristo,

Pieta', a Virgem em geral sentada no chao, segurando em seus braços o cadaver de seu filho.

Os historiadores da arte criaram um vocabulario para designar certos tipos de pintura ou situaçoes num quadro.
Uma Madona é um figura da Virgem enquadrada a meio-corpo e figurada sozinha com o menino Jesus.
A Virgem com a criança vira uma Virgem em Majestade quando ela esta' sentada em um trono e rodeada por anjos e santos.
A vigem da humildade é quando ela esta' sentada no chao com o menino Jesus nos joelhos.

De uma outro maneira, um artista pode ter dado ele mesmo o titulo ao seu quadro para dar um significado.
Um titulo pode ter sido dado por causa de uma restriçao,  para que a obra de um artista entre em uma categoria melhor. A uma certa época, as pinturas de paisagem e natureza morta sao menos bem cotadas que as pinturas religiosas.

A astucia dos pinturas de paisagem pode ser descrita com este exemplo : Nicolas Poussin foi um eximio paisagista. Mas para que seus quadros recebam a devida importância nos Saloes de pintura e escultura da época, em uma bela paisagem de campo, que toma mais de 80% do quadro, quando ele coloca um pequeno casal em um canto, um Adao e Eva, seu quadro de paisagem vira um quadro religioso apresentando Adao e Eva no paraiso terrestre.

?os tempos modernos os artistas tentam dominar a maneira como seus quadros sao chamados, criando eles mesmos os nomes de suas obras. As vezes esta escolha nao tem nenhuma evidência na explicaçao da obra ou do que ela representa para um simples observador que somos. E' so' observar e as vezes tentar compreender os titulos das obras durante uma exposiçao de arte moderna ou contemporânea. Deixo com vocês a pesquisa.

Nenhum comentário: